Cidades da região de Votuporanga adotam novas medidas contra o avanço da COVID-19

Novas regras foram adotadas pelas prefeituras de Paraíso, Macaubal, Pereira Barreto e Pindorama.

Cidades do noroeste paulista estão adotando medidas mais rígidas para conter o avanço da Covid-19. Mudanças foram adotadas pelas prefeituras de Paraíso, Macaubal, Pereira Barreto e Pindorama (SP).

Em Macaubal, feiras livres e eventos públicos ou privados, entre eles festas, estão proibidos na cidade. Comércio ambulante também não poderá funcionar.

A Prefeitura de Pereira Barreto suspendeu o funcionamento presencial de bares.

Em Paraíso, ficou proibido fazer atividade esportiva em lugares abertos, inclusive o uso da pista de caminhada. O consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos também está proibido em todos os dias e horários da semana. Confira abaixo o que muda nessas cidades.

Paraíso

Em Paraíso, a prefeitura endureceu algumas regras. Segundo um levantamento feito pela TV TEM, o município de quase 6,5 mil habitantes possui 557 casos confirmados de Covid-19 nesta segunda-feira (17), número que representa um aumento de quase 13,5% em relação ao início de maio.

As novas medidas já estão valendo e vão até 30 de maio, sendo:

  • Proibição das atividades esportivas de qualquer natureza em lugares abertos, inclusive o uso da pista de caminhada para qualquer atividade;
  • Proibição de festas de qualquer natureza, aglomeração ou qualquer tipo de reunião em chácaras, sítios, fazendas, entre outros;
  • Proibição do consumo em bares e similares, permitindo somente o delivery e o funcionamento de oito horas diárias, que deverá ser realizado obrigatoriamente entre 8h e 20h;
  • Todos os funcionários das repartições municipais deverão desempenhar suas funções até as 12h;
  • O atendimento ao público no Paço Municipal ocorrerá apenas em casos excepcionais, das 7h30 às 11h;
  • O consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos está proibido em todos os dias e horários da semana;
  • Suspensão do retorno presencial das aulas das escolas municipais, que estava previsto para esta segunda-feira. A previsão para a retomada é a partir de junho.

Prefeitura de Paraíso endurece regras para enfrentamento da Covid-19

Paraíso não possui hospital para atendimento de pacientes e, por isso, depende de hospitais maiores da região.

“Nós temos, neste momento, uma extensão do nosso atendimento, que é a Ala Covid, onde nós temos adaptados os leitos de enfermaria e o serviço de referência Hospital Emílio Carlos São José do Rio Preto e Novo Horizonte, que também estão superlotados”, explica Silene da Silva Michelan, enfermeira da Vigilância Epidemiológica.

“Nós necessitamos da ajuda da população. Eu sei que todo mundo está cansado, esgotado, mas esse é o momento de unir forças”, completa.

Macaubal

A Prefeitura de Macaubal prorrogou até o dia 31 de maio a fase vermelha de combate à pandemia no município.

Segundo o decreto publicado na sexta-feira (14), ficam proibidas as seguintes atividades:

  • Feiras livres;
  • Eventos públicos ou privados, festas, inclusive familiares que gerem aglomeração de pessoas, e convenções;
  • Comércio ambulante de outros municípios;
  • Clubes sociais, esportivos ou recreativos;
  • Atendimento presencial em bares e similares e lojas de conveniência, sendo permitido “drive-thru” até as 21h e delivery até as 23h;
  • Venda de bebidas alcoólicas das 21h às 6h.

Fica autorizado o atendimento ao público das seguintes atividades:

  • Supermercados, padarias, açougues e similares podem funcionar entre 6h e 20h, com 30% da capacidade, sendo proibido o consumo no local;
  • Restaurantes e similares podem funcionar entre 6h e 21h, com 30% da capacidade e/ou no máximo dez mesas com no mínimo dois metros de distância. Está permitido o “drive-thru” até as 21h e o delivery até as 23h;
  • Salões de beleza e barbearias podem funcionas entre 6h e 21h, com atendimentos individuais;
  • Atividades culturais podem funcionar entre 6h e 21h, com 30% da capacidade e público sentado, mantendo o distanciamento social de no mínimo 1,5 metros;
  • Academias podem funcionar entre 6h e 21h, com 30% da capacidade;
  • Funcionamento de repartições públicas municipais por oito horas diárias, entre 6h e 21h, com atendimento individualizado;
  • Atividades religiosas presenciais individuais ou coletivas, com limite de 30% da capacidade, entre 6h e 21h.

Para as demais atividades comerciais, fica autorizado o atendimento ao público entre 6h e 20h, com 30% da capacidade, seguindo todos os protocolos de segurança.

De acordo com o decreto, fica estabelecido toque de recolher na cidade das 21h às 5h, exceto para aquisição de medicamentos, atendimento médico para pessoas ou animais, atendimento de urgências ou necessidades inadiáveis, prestação de serviços permitidos pelo decreto, para ir ou voltar do trabalho e para locomoção de delivery.

Pereira Barreto

Em Pereira Barreto, a prefeitura suspendeu o funcionamento presencial de bares após uma recomendação do Ministério Público para que o município seguisse as medidas da fase de transição do Plano São Paulo.

Desde a última sexta-feira (14), está permitido na cidade o atendimento desses estabelecimentos apenas em formato delivery, “drive-thru” ou retirada, até as 23h00, seguindo as medidas sanitárias.

Pindorama

Em Pindorama, a prefeitura estabeleceu o uso de pulseiras para moradores com suspeita ou casos positivos de Covid-19 após passarem por atendimento na unidade de síndrome gripal do município. A medida está em vigor desde sábado (15).

A pulseira só pode ser retirada pelo médico após considerar que o paciente deve receber “alta”. Quem violar a regra será autuado e multado pela prefeitura.

G1

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password