Campanha de Vacinação contra o Sarampo tem início na segunda-feira

Na primeira etapa, a Campanha será realizada de 7 a 25 de outubro, voltada exclusivamente para crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade.

A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, participará da primeira etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo da Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo entre os dias 7 a 25 de outubro. O objetivo é prevenir o contágio da doença no Município.

Nesta primeira etapa, a Campanha será voltada exclusivamente para crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade.

No dia 19 de outubro, sábado, haverá o “Dia D”, com todas as Unidades de Saúde abertas das 8h às 18h. Durante a campanha, os técnicos das Unidades avaliarão a situação vacinal de cada paciente para a aplicação da vacina tríplice viral, que protege ainda contra a caxumba e a rubéola, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

A aplicação da vacina é a única forma de prevenir a ocorrência de sarampo na população, sendo a principal medida de controle da doença.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda e viral, provocada pelo morbilivirus, com elevada transmissibilidade e que pode acometer pessoas de qualquer idade.

Sintomas do Sarampo

Os principais sintomas do sarampo são: febre com erupções na pele, acompanhadas por tosse, coriza e/ou conjuntivite. Ao apresentar esses sintomas, o paciente deve evitar o contato com outras pessoas e procurar imediatamente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou a Unidade de Saúde a que pertence.

Medidas de Prevenção:

• Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

• Lavar as mãos com frequência com água e sabão ou utilizar álcool em gel;

• Não compartilhar copos, talheres e alimentos;

• Procurar não levar as mãos à boca ou aos olhos;

• Sempre que possível, evitar aglomerações ou locais pouco arejados;

• Manter os ambientes frequentados sempre limpos e ventilados;

• Evitar contato próximo com pessoas doentes;

• Tomar a vacina tríplice viral que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola.

0 Comentários

Deixe um Comentário

1 × 1 =

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password