Câmara Municipal presta homenagem a capoeiristas de Votuporanga

Vereador Walter O Wartão Santos e Câmara Municipal concedem voto de congratulação ao técnico desportivo Mestre Lousado e à equipe de competição de Votuporanga

Segundo o parlamentar, a categoria conquistou bons resultados nos Jogos Regionais realizados recentemente na cidade de Andradina.

  JUSTIFICATIVA

Considerando que a capoeira surgiu nos tempos da Senzala, que antes eram grandes alojamentos que serviam como moradia dos escravos nos engenhos e fazendas do Brasil colônia, na ânsia por liberdade, posteriormente tornando-se o primeiro ato de liberdade e de igualdade social no país, surgindo dentro das mesmas à capoeira, por volta do Século XVII, misturando aos seus costumes de dança e luta, para que não se fosse notados que estava sendo criado uma espécie de arma, defesa.

Considerando que a Capoeira se associa a uma forma de combate, atrelada às estratégias de sobreviver da população negra, que resistiu, cedeu, agrediu e foi agredida, porém com ela se não se aprende apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar, sem ignorar sua musicalidade.

Considerando que foi realizado no Município de Andradina, entre os dias 2 e 13 de julho, a 63º edição dos Jogos Regionais, na qual participou mais de 3 mil atletas, de 34 Municípios da região, que disputaram 25 modalidades esportivas, dentre elas está a modalidade da Capoeira.

Considerando que por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, o Técnico Desportivo MESTRE LOUSADO e a equipe de competição de capoeira, tendo como seus integrantes: RHUAN ALBERTO DE LIMA, MAYKON RAFAEL SIQUEIRA DE AZEVEDO e MARCOS ANTÔNIO SOARES DE AZEVEDO JÚNIOR, representaram Votuporanga, na modalidade da capoeira, no 63º jogos regionais.

Considerando que a equipe na competição individual ganharam duas medalhas de pratas, sendo uma medalha no peso médio e a outra medalha no peso pesado, se tornando vice-campeã na e na somatória geral Votuporanga também conquistou o segundo lugar, perdendo apenas para o município de São José do Rio Preto e o terceiro lugar ficou para o município de Araçatuba.

Dessa forma, torna-se justo prestarmos homenagem ao Técnico Desportivo MESTRE LOUSADO e a EQUIPE DE COMPETIÇÃO DE CAPOEIRA, pela grandiosa participação nos jogos regionais de 2019.

Desta forma, apresentamos a presente propositura no sentido de que seja consignado em ata Voto de Congratulação ao Técnico Desportivo BENEDITO DONIZETE MOREIRA, conhecido popularmente como MESTRE LOUSADO, e a equipe de competição de capoeira de Votuporanga, tendo como seus integrantes: RHUAN ALBERTO DE LIMA, MAYKON RAFAEL SIQUEIRA DE AZEVEDO e MARCOS ANTÔNIO SOARES DE AZEVEDO JÚNIOR pela disputaram nos jogos regionais, na modalidade da capoeira.

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password

    Você não pode copiar o conteúdo desta página