Beber água: dicas para auxiliar a cultivar esse hábito necessário

Ingestão de água pura é fundamental para favorecer inúmeras reações importantes para o organismo.

Uma das maiores dificuldades apresentadas pelos pacientes durante o atendimento nutricional é quanto à ingestão inadequada de água ao longo do dia. A Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição indica que a recomendação de líquidos é de 2 a 3 litros, contudo, de acordo com os resultados de uma pesquisa populacional, os brasileiros tomam em torno de 1,8 litro de líquidos por dia em média, um valor abaixo do adequado para o funcionamento corporal.

Cerca de 42% do que o brasileiro bebe, segundo essa pesquisa, é água pura. O restante é suco, chá, refrigerante, café e outras bebidas que costumam ser mais doces, comprometendo ainda mais a adequada hidratação. A ingestão de água pura é fundamental para favorecer inúmeras reações importantes para o organismo, como manter a glicemia controlada, aproveitar os nutrientes e equilibrar os fluidos corporais.

Para aquelas pessoas que possuem dificuldade em beber água pura, algumas atitudes no dia a dia podem auxiliar a melhorar esse hábito:

  1. O ideal é criar o hábito de beber água sem esperar a sede chegar. Esse sinal normalmente acontece quando se chega ao início do processo de desidratação.
  2. Uma boa forma de distribuir a quantidade total de água é tomar um copo a cada hora ou hora e meia, fracionando o consumo e mantendo a hidratação constante
  3. Utilize o despertador do celular ou aplicativos de celulares. Muitos trabalhos sobre hidratação apontam que o uso desses aplicativos ou do alarme do celular de tempos em tempos, ajuda a lembrar o horário de tomar mais água.
  4. Sempre tenha por perto uma garrafinha de água, sobre a mesa de trabalho ou de estudo. E,caso ajude, experimente incluir rodelas de limão e gengibre formando uma água aromatizada, melhorando o sabor.
  5. Tome um copo de água ao sentir fome entre as refeições. As vezes, o que pode parecer fome, era apenas sede!

FONTE: Informações | g1.globo.com / Roberta Lara é nutricionista e colaboradora da página sobre nutrição “5 minutos de nutrição”

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password