Arquitetura e Urbanismo: simbiose entre conceito e tecnologia

Entre ideias e novas tecnologias o curso da Unifev transforma necessidades sociais em projetos que respeitam concepção, organização e construção

No universo da arquitetura contemporânea, a junção entre conceito e tecnologia se apresenta como uma demanda essencial para os profissionais da área. O desafio de criar espaços que não apenas abrigam, mas também inspiram, impulsiona arquitetos a harmonizarem a riqueza conceitual com as ferramentas tecnológicas disponíveis.

A docente de Arquitetura e Urbanismo da Unifev, Prof. Ma. Amália Luiza Poiani Gomes Beraldi explica que o conceito arquitetônico, sendo a espinha dorsal do projeto, confere identidade e propósito às estruturas que delineiam o ambiente. “A capacidade de traduzir ideias abstratas em formas concretas e esteticamente impactantes é a essência do trabalho do arquiteto, que busca, através do conceito, contar histórias e transmitir sensações”.

A materialização desses conceitos ganha um impulso com a inserção estratégica da tecnologia. “Softwares avançados de modelagem 3D, realidade aumentada e BIM (Building Information Modeling) proporcionam aos arquitetos ferramentas para visualizar e aprimorar seus projetos de maneira mais eficiente e precisa”, ressalta a docente.

Na Unifev, o curso de Arquitetura e Urbanismo forma profissionais aptos a compreender e a traduzir as necessidades sociais em projetos que levem em consideração a concepção, a organização e a construção do espaço, em todas as suas escalas: urbanismo, paisagismo, edificação e mobiliário.

Os alunos possuem à sua disposição uma infraestrutura que alia teoria e prática. Além das salas de prancheta, a Instituição oferece diversos laboratórios importantes para a formação do arquiteto, como os de Construção, Conforto Ambiental, Informática, os de Modelos e Maquetes, e o Soma Lab, espaço dedicado à prática e ao ensino por meio das metodologias ativas. O curso também possui o Núcleo de Arquitetura e Urbanismo, destinado à vivência profissional dos estudantes, à extensão acadêmica e à pesquisa.

A estudante do 5º período da graduação, Luiza Mariano Borges, conta que sempre se interessou pelo universo da arquitetura, e com entusiasmo, fala sobre a sua vida acadêmica experienciadas com a estrutura e metodologias de ensino na Unifev. “Me surpreendi com as matérias práticas, que são muito criativas e estimulantes. Tenho um grande apreço pelo núcleo de arquitetura, pois proporciona um ambiente integrado e descontraído para os alunos. Meu interesse principal está na área de design de interiores. Ao longo do curso, tive a oportunidade de estagiar em escritórios especializados em design de interiores, assim como em empresas de design de mobiliário. Essas experiências têm sido fundamentais para adquirir uma visão prática e real do mercado de trabalho. Estou convencida de que fiz a escolha certa tanto em relação ao curso quanto à Unifev, pois desde o início me senti acolhida pela Instituição”.

Saiba mais como criar projetos únicos e funcionalmente eficientes em unifev.edu.br/arquitetura

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password