Após mais de 30 dias, cidades do noroeste paulista registram chuva e queda nas temperaturas

Previsão, segundo meteorologistas, é de que o tempo se mantenha assim durante o final de semana. Votuporanga/SP já registrou 20 mm.

Após mais de 30 dias de estiagem, voltou a chover na noite de sexta-feira (22) em cidades da região noroeste paulista. Com a chegada da frente fria, municípios registraram neblina e queda nas temperaturas na manhã deste sábado (23). A previsão é de que o tempo se mantenha assim durante o final de semana.

De acordo com o engenheiro civil e sanitarista José Mário Ferreira de Andrade, o município de Catanduva/SP não registrava chuva há mais de 60 dias. Em São José do Rio Preto/SP, também houve estiagem, mas de 37 dias.

“A aproximação da frente fria com o ar quente estacionado na região provocou ventos de até 14 Km/h vindos do quadrante Oeste. As chuvas foram, de uma forma geral, muito significativas. Elas aumentaram a umidade relativa média do ar para até 100%, abateram a poluição e reduziram a temperatura média para 19°C”, diz José Mário.

Segundo os dados do Centro de Integrado de Informações Meteorológicas da Secretaria da Agricultura (CIIAGRO), Monte Aprazível/SP registrou 36 mm de chuva nas últimas 12 horas, ficando em primeiro entre as cidades da região.

Em contrapartida, Jales/SP e Estrela D´Oeste/SP registraram apenas 0,5 mm. Ou seja, praticamente não choveu nos dois municípios. Outras cidades registraram marcas distintas.

Confira abaixo:

  • Estrela D´Oeste/SP registrou 34 mm;
  • Fernandópolis/SP registrou 32 mm;
  • Mirassol/SP, que faz divisa com Rio Preto, registrou 26 mm;
  • Nova Granada/SP e Paulo de Faria/SP registraram 16 mm;
  • General Salgado/SP registrou 17 mm;
  • Votuporanga/SP registrou 20 mm.

“As chuvas acabaram sendo um alívio passageiro, pois historicamente o período de estiagem se estende de maio a setembro na região noroeste paulista. Quando as condições meteorológica são muito desfavoráveis, a qualidade do ar se deteriora, as queimadas urbanas e rurais são frequentes e aumentam os riscos de doenças respiratórias, mais um motivo de preocupação das autoridades sanitárias diante da pandemia da Covid-19”, afirma José Mário.

Na quinta-feira (21), a Defesa Civil emitiu um alerta informando que as cidades do interior de São Paulo teriam uma “onda” de frio a partir deste sábado (23).

De acordo com o órgão, a sensação térmica ficará entre 0º e 7ºC nas cidades de Sorocaba, Bauru, São José do Rio Preto, Itapeva e Marília/SP. Já Araçatuba/SP ficará com sensação térmica acima de 7ºC.

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password