Após campanha sofrível: Votuporanguense vence Portuguesa Santista, mas acaba rebaixada no Paulistão

Com gols de João Marcos e Ricardinho a Pantera Alvinegra venceu a Briosa por 2 a 0, no estádio Ulrico Mursa.

A Portuguesa Santista deu adeus ao Campeonato Paulista da Série A2 2020. Na manhã deste domingo (30), a Briosa perdeu por 2 a 0 para o Votuporanguense, no estádio Ulrico Mursa, e ficou de fora das quartas de final da competição Estadual. Os gols da equipe do interior foram marcados por João Marcos e Ricardinho.

Com o resultado negativo em Ulrico Mursa, a Portuguesa permaneceu com 20 pontos e dependia de uma derrota do XV de Piracicaba para ficar entre os oito melhores times na tabela e avançar às quartas de final. O time de Piracicaba, porém, venceu o Penapolense de virada, alcançou 23 pontos e tomou a vaga da Briosa na próxima fase da competição.

Já o Votuporanguense, que lutava para permanecer na Série A2 em 2021, mesmo com a vitória, foi rebaixado. O time do interior terminou o campeonato com os mesmos 13 pontos do RB Brasil, mas perdeu no critério de desempate, já que tinha saldo de gols inferior: 14, contra 15 do RB Brasil.

O jogo

A Portuguesa Santista dominou o primeiro tempo do jogo, mas não conseguiu converter as finalizações em gols. A primeira boa chance da Briosa foi aos 6 minutos. Após escanteio cobrado por Luis Felipe, o zagueiro Brumati subiu mais alto que a defesa adversária e cabeceou forte, mas a bola passou por cima da meta do goleiro Edson, do Votuporanguense.

A Briosa continuou pressionando o time do anterior, que tinha dificuldade na troca de passes por causa da marcação pressão do time rubro-verde. Aos 15 minutos de jogo, Brumati lançou a bola da defesa para o ataque, Galego dominou e chutou forte de fora da área, mas a bola não entrou.

Aos 25 minutos, após tabela pelo meio, Stefano, camisa 10 da Briosa, sofreu uma falta na entrada na área. Luis Felipe cobrou, mas a bola bateu na barreira. No rebote, a bola sobrou para Galego, que arriscou da meia-lua, mas a bola passou por cima do gol.

Sem sucesso nas jogadas pelo meio de campo, a equipe santista resolveu utilizar a velocidade de seus pontas para atacar o time do interior. Aos 35 minutos, após jogada de Luis Felipe pelo meio campo, o atacante Felipe Alves recebeu na ponta, passou pelo zagueiro Luis Eduardo e chutou forte, mas parou na defesa do goleiro Edson.

Com dificuldades na criação de jogadas ofensivas, o Votuporanguense só conseguiu finalizar aos 42 minutos do primeiro tempo. Após jogada de Watson Rennio pela ponta direita, o centroavante Alvaro Felipe recebeu a bola na entrada da grande área e chutou no meio do gol para defesa de Leandro Silva.

Na segunda etapa, o time do Votuporanguense voltou melhor. Aos 10 minutos, o meia Ricardinho sofreu uma falta na entrada da área. O meia bateu por cima da barreira, mas o goleiro da Briosa pegou.

Melhor no jogo, o Nhô Quim se lançou ao ataque e, aos 19 minutos, o camisa 7 João Marcos pegou a sobra do escanteio e bateu rasteiro de fora da área. O goleiro da Briosa chegou a tocar na bola, mas não impediu o gol do Votuporanguense.

Precisando virar o placar, a Portuguesa Santista foi ao ataque e, aos 26 minutos, após jogada entre Rafael Assis e Petric, Galego recebeu a bola na ponta direita, cortou dois zagueiros, mas chutou para fora do gol.

Com o jogo aberto, o Nhô Quim apostou no contra-ataque para matar o jogo. Aos 43 minutos, Tom puxou o contra golpe, foi derrubado pelo zagueiro Diogo Lopes dentro da grande área e o árbitro marcou pênalti. O camisa 8 Ricardinho bateu e fechou o placar para o Votuporanguense: 2 a 0.

A Portuguesa encerrou sua participação na edição da Série A2 em 2020 com 20 pontos: seis vitórias, dois empates e sete derrotas. Antes e após a paralisação, a Briosa perdeu os últimos cinco jogos que disputou.

Veja como ficaram os confrontos das quartas de final:

  • São Bernardo (1) x Juventus (8)
  • São Caetano (2) x Monte Azul (7)
  • Portuguesa (3) x XV de Piracicaba (6)
  • São Bento (4) x Taubaté (5)

FONTE: Informações | globoesporte.globo.com/Alexsander Ferraz/Jornal A Tribuna

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password