APAS revê expectativa de crescimento do setor supermercadista paulista para 2019

Faturamento do setor em agosto teve leve alta e setor gera empregos, mas conjuntura de desemprego preocupa e faz entidade revisar números.

O faturamento real dos supermercados no estado de São Paulo (deflacionado pelo IPS/FIPE), no conceito de mesmas lojas, fechou o semestre de 2019 com aumento de 0,23% em relação a 2018. Mesmo com o leve aumento, e dado o cenário desafiador atual, em que o desemprego permanece com pouca melhora, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) revisou sua expectativa de vendas no setor do estado para até 1,3%. A expectativa anterior era de crescimento entre 2,7% e 3%. Este crescimento é menor que o dos últimos dois anos, quando o setor cresceu pouco mais de 2%.

Na comparação entre os meses de julho 2019 com 2018, o crescimento do estado foi de 1,05%, sendo que o interior de São Paulo apresentou os melhores resultados. Apesar do rebaixamento na expectativa de crescimento, o setor de supermercados paulista alcançou recordes de contratações em vagas de emprego e observou aumento de 2,18% no número de unidades compradas nas lojas, se comparado ao mesmo período de 2018.

“Mantemos uma projeção de crescimento, mesmo que mínimo, em vez de queda no faturamento, devido a alguns fatores conjunturais que podem manter um leve aquecimento das vendas, como a tímida queda no desemprego, a liberação do FGTS, a Semana do Brasil, a Black Friday e a Reforma da Previdência aprovada no Senado”, estima o economista da APAS.Fonte: APAS/FIA

Fonte: APAS/FIA

Empregabilidade do setor supermercadista

Em sua análise mensal, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) ressalta que foram criadas 2.055 vagas em São Paulo no mês de julho, e que um dos motivos para este bom resultado é o crescimento nas contratações de Minimercados e Hortifrutis. O primeiro foi responsável por 284 postos, enquanto os hortifrútis ficaram com 192. Os números são 468% e 433% maiores quando comparados com o mesmo mês em 2018.

O crescimento no número de contratações vem ocorrendo de forma consistentemente ao longo dos anos, e os volumes apresentados pelos hortifrutis configuram o melhor período em 10 anos. Entre os canais, os supermercados e hipermercados ainda lideram o número de contratações, com 926 vagas no mês.

Nota Metodológica: O Índice de Vendas dos Supermercados tem como objetivo acompanhar e analisar o desempenho das vendas do setor supermercadista no estado de São Paulo através da evolução do faturamento dos Hipermercados e dos Supermercados. A pesquisa é composta por hipermercados e supermercados do estado de São Paulo. Os indicadores são divulgados tanto em caráter de mesmas lojas (que consideram apenas lojas abertas há pelo menos um ano) e de todas lojas (que consideram todas as lojas criadas no período pesquisado). As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação a reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades e inserção no mercado.

Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.500 associados, que somam aproximadamente 4.000 lojas.

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password