Alunos do curso de Reiki, do Senac Votuporanga, exercem prática para população

Método está incluso no programa de Práticas Integrativas e Complementares do SUS.

            O Reiki, palavra de origem japonesa que significa Energia Vital Universal, é uma técnica de imposição de mãos, que utiliza uma simbologia própria para proporcionar o equilíbrio vibracional e energético de quem a recebe e também do terapeuta que a aplica. Os primeiros registros formais dessa prática datam de 1.800 d.C. e são provenientes da Índia, região do Tibet, e Japão.

            No Brasil, o Ministério do Trabalho reconhece a prática do Reiki como profissão isolada, enquadrada nas atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana, recebendo o código 8690-9/01 da Comissão Nacional de Classificação (Concla), órgão responsável pela classificação de profissões e ligado ao Ministério do Trabalho e ao IBGE.
Com a aprovação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC, portaria 971 de 03 de maio de 2006), o Reiki foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) como prática terapêutica que atua nos quadros de adoecimento e prevenção, além da promoção do auto equilíbrio e melhoria da qualidade de vida.

           Segundo Devanir Boiago Junior, docente da área no Senac Votuporanga, a técnica baseia-se no conceito de que todos nós temos uma energia vital invisível que flui pelo nosso corpo e é o que nos faz estarmos vivos. “Se o nível dessa energia vital está baixo, ficamos mais propensos às doenças como a ansiedade e a depressão, ou mais estressados. Recebendo reiki esta energia aumenta e passamos a nos sentir mais felizes e energeticamente equilibrados”, contextualiza.

           No final de setembro, os alunos do curso de Reiki realizaram procedimento para a população na sede da unidade de Votuporanga do Senac. “O atendimento de Reiki me proporcionou um bem-estar físico e mental, concedendo um relaxamento muscular e alívio das dores nas costas. Tive pensamentos de paz, tranquilidade e equilíbrio”, comenta Pamela Roberta Martins, uma das atendidas pela iniciativa.

           O Senac Votuporanga está com inscrições abertas para o curso de Reiki Master, que terá início em dezembro deste ano. Nessa última etapa da formação do terapeuta reikiano, o aluno conhecerá a simbologia específica do nível master e as técnicas de iniciação para a formação de novos terapeutas, tornando-se um multiplicador da prática. Para se inscrever, é necessário que o aluno tenha concluído o nível três de Reiki.

SERVIÇO

Reiki Master

Início: 03 de dezembro Término: 19 de dezembro

Horário: as terças e quintas-feiras, das 19h15 às 22h45

Pré-requisito: Conclusão do curso de Reiki – nível 3.

Idade mínima: 18 anos

Inscrições Abertas

Local: Senac Votuporanga

Endereço: Rua Guaporé, 3221, Nova Boa Vista – Votuporanga

Telefone: (17) 3426-6700

Informações: www.sp.senac.br/votuporanga

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password