Agência antidrogas dos EUA faz a maior apreensão de metanfetamina da história
Uma tonelada da droga foi apreendida na cidade de Perris, no sul da Califórnia. Agentes seguiram traficantes de pequenas quantidades até chegar a um grande fornecedor, que marcou um encontro em um estacionamento de um supermercado.
A agência federal de combate às drogas dos Estados Unidos (DEA, na sigla em inglês) anunciou na quinta-feira (14) que fez a maior apreensão de metanfetamina na história do país.
Foi quase uma tonelada da droga. “É o suficiente para uma dose para cada homem, mulher e criança nos EUA e no México”, disse o diretor geral da agência, Timothy Shea. Além da metanfetamina, foram encontradas 400 quilos de cocaína e 5 quilos de heroína.
A carga foi encontrada no sul do estado da Califórnia, no dia 2 de outubro. Os agentes investigavam uma organização criminosa da região que tem ligações com o Cartel de Sinaloa, no México.
Eles seguiram pequenos traficantes até que esses encontrassem fornecedores maiores. A reunião aconteceu em um estacionamento de um supermercado na cidade de Moreno Valley.
Com um mandado da Justiça, a agência então fez uma busca e apreensão na casa desse fornecedor, na cidade de Perris, e encontrou as drogas.
A mercadoria seria vendida no sul da Califórnia, inclusive em Los Angeles, a maior cidade do estado.
A apreensão foi uma ação de uma força tarefa chamada Crystal Shield (escudo de cristal, em tradução livre). Há cerca de 80 investigadores em nove cidades envolvidos nela.
FONTE: Informações | g1.globo