WhatsApp de cara nova, novidade nos canais e mais: veja recursos lançados este ano no aplicativo

Serviço investiu em mudanças no visual incluindo a tonalidade da marca e o estilo dos botões. Nos canais, foram lançadas novas ferramentas de interação entre administradores e seguidores.

WhatsApp apresentou em 2023 novidades com o objetivo de simplificar o uso do aplicativo. Os lançamentos vão de mudanças no visual da plataforma que envolveram até o tom da cor usada pela marca até a chegada de mais recursos para canais.

Um dos principais destaques anunciados no ano passado pelo app da Meta, que também é dona do Facebook e do Instagram, foi o “Canais”, uma espécie de grupo gigante em que pessoas e empresas enviam mensagens para um número ilimitado de usuários.

Para 2024, empresa decidiu liberar o envio de áudios e enquetes nos canais. Também é possível atualizar o status e adicionar mais administradores nesses espaços.

📅 Pesquisa por data

No início deste ano, o WhatsApp passou a permitir que os usuários procurem mensagens por datas específicas.

Basta escolher dia, mês e ano em uma conversa e ver todas as mensagens enviadas naquela data. Também é possível usar esse recurso para localizar fotos, vídeos, links e documentos.

Como buscar mensagens por data:

  1. Abra uma conversa e toque no nome do contato ou grupo;
  2. Vá em “Pesquisar” e, em seguida, toque no ícone de calendário 📅;
  3. Escolha a data para visualizar o conteúdo desejado.

📢 Novos recursos nos Canais

Dentro dos canais de transmissão agora é possível publicar mensagens de voz e enquetes para seus seguidores. Além disso, usuários podem compartilhar em suas páginas de status as atualizações dos canais em que estão inscritos.

O WhatsApp também permitiu adicionar outras pessoas como administradoras de canais. O aplicativo permite manter até 16 pessoas como responsáveis por um canal.

Os múltiplos admins conseguem criar, editar e excluir qualquer atualização. Mas apenas o dono do canal pode apagá-lo.

🪞 Mudança no visual

aplicativo também ficou de cara nova. Para usuários de Android, as abas com “Conversas”, “Atualizações”, “Comunidades” e “Ligações”, que ficavam no topo da tela, passaram a aparecer na parte inferior.

O tom do aplicativo também mudou, e as cores do aplicativo ficaram mais intensas. O modo escuro ficou mais escuro, e o modo claro, com mais áreas na cor branca. Ícones e botões estão com formatos e cores diferentes.

Segundo a plataforma, as mudanças “foram feitas para proporcionar uma experiência mais moderna no WhatsApp, além de deixar o app mais acessível e fácil de usar“.

✍️ Formatação

O WhatsApp também ampliou as opções de formatação de mensagens. Agora, todo conteúdo pode ser formatado também em listas, citação em bloco e código de programação, por exemplo.

A novidade é somada às opções de negrito, itálico, tachado e monoespaçado, que já estavam disponíveis no aplicativo.

Aprenda a mudar formatação de mensagens no WhatsApp.

  • Negrito (asterisco antes e depois do trecho).
  • Itálico (underscore antes e depois do trecho).
  • Tachado (til antes e depois do trecho): para enviar mensagem com um trecho riscado.
  • Monoespaçado (três acentos graves antes e depois do trecho): para mensagem adotar estilo de fonte em que todos os caracteres ocupam o mesmo espaço.
  • Lista de itens (hífen e espaço antes da mensagem): para exibir ingredientes de uma receita ou pontos principais de uma mensagem, por exemplo.
  • Lista numerada (número seguido de ponto final e espaço antes da mensagem): para destacar ordem de itens como passo a passo.
  • Citação de bloco (sinal > seguido de espaço antes da mensagem): para destacar trecho de texto e torná-lo mais visível na mensagem.
  • Código embutido (acento grave antes e depois do conteúdo): para compartilhar trechos de códigos ou comandos usados por programadores.

📌 Fixar três mensagens por conversa

Antes, era possível fixar uma mensagem em uma conversa no aplicativo. Este ano, a plataforma permitiu fixar até três, por chat. Qualquer conteúdo pode ser fixado: texto, emoji, enquete, figurinhas, entre outros.

Como fixar uma mensagem:

  • pressione a mensagem escolhida e vá em “Fixar”;
  • escolha a duração da mensagem fixada: 24 horas, 7 dias ou 30 dias;
  • a mensagem fixada aparecerá no topo da conversa.

Em grupos, os administradores são quem escolhem se todos ou apenas administradores podem fixar uma mensagem.

💬 Filtros de conversas

Para facilitar a organização, o aplicativo criou uma ferramenta que permite ao usuário encontrar conversas a partir de filtros.

Ao abrir o WhatsApp, é possível escolher entre “Todas”, que é a visualização padrão das mensagens, “Não lidas”, apenas mensagens ainda não visualizadas, e “Grupos”, onde aparecerão somente os grupos, incluindo subgrupos das comunidades.

Para selecionar os filtros, basta tocar no ícone que ficará na parte superior da lista de conversas.

✂️ Editor de figurinhas

Sem precisar usar aplicativos terceiros, usuários agora podem criar figurinhas no próprio WhatsApp, a partir de uma foto da galeria do iPhone, e editar figurinhas já existentes.

Dá para fazer um corte automático do fundo da imagem, desenhar, escrever, colocar um emoji e até sobrepor um sticker sobre o outro para deixar o resultado mais divertido. A figurinha fica salva e pode ser enviada para outros contatos depois.

Como criar figurinha no WhatsApp

  1. Abra a bandeja de figurinhas (o ícone de sticker à direita da caixa de texto);
  2. Selecione “Criar” e escolha uma imagem da sua galeria;
  3. Personalize a figurinha – é possível escolher recorte e adicionar texto, outros stickers e desenhos;
  4. Confirme a edição e envie na conversa.

Como editar figurinha no WhatsApp

  • Abra a bandeja de figurinhas (o ícone de sticker à direita da caixa de texto);
  • Pressione e segure a figurinha que deseja editar;
  • Selecione “Editar“;
  • Personalize sua figurinha com texto, outros stickers ou desenhos;
  • Confirme a edição e envie na conversa.

Outras novidades do WhatsApp em 2024:

👥 Eventos e respostas nas Comunidades: o WhatsApp permite que administradores criem eventos em grupos que fazem parte de comunidades e que membros respondam aos anúncios feitos por administradores nos Grupos de Avisos.

📲 Login sem autenticação SMS no iPhone: usuários podem entrar no aplicativo sem passar pelo método tradicional de autenticação. É possível acessar usando os recursos de biometria, como Face ID ou Touch ID. O recurso já estava disponível para Android desde 2023.

📸 Bloqueio de print de foto do perfil no Android: ao tentar realizar o registro da imagem, seja de contatos salvos ou não, aparece a mensagem: “Não é possível capturar a tela devido à política de segurança”.

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password