Vulcão entra em erupção no sul do Japão

Cinzas subiram a mais de 6 km e caíram em um raio de 1,5 km do vulcão situado na pequena ilha de Kuchinoerabu.

Nesta quinta-feira (17), o vulcão situado na pequena ilha de Kuchinoerabu, no sul do Japão, entrou em erupção, segundo a agência meteorológica nacional. Não há registro de feridos ou danos. As cinzas subiram a mais de 6 km e caíram em um raio de 1,5 km, relatou o governo.

“- Tomamos todas as medidas para garantir a segurança”, afirmou o porta-voz do Executivo, Yoshihide Suga, em entrevista coletiva. Até o momento não há ordens de retirada da população.

Desde o fim do ano passado ocorreram várias erupções nesta ilha, “mas emitimos o alerta porque a desta manhã, que ocorreu às 9h19 local, foi mais importante”, explicou à AFP Jun Fujimatsu, porta-voz da agência meteorológica.

O vulcão se encontra atualmente no estágio 3 de cinco da escala de riscos da agência, que não prevê, ainda, aumentar o nível.

“- Se escutou uma forte explosão, e a terra tremeu”, declarou um morador da ilha à NHK.

Em maio de 2015, os cerca de 130 habitantes de Kuchinoerabu foram retirados da ilha, no extremo-sul do Japão, após um alerta de nível máximo (cinco) de erupção.

O Japão está situado no “cinturão de fogo do Pacífico”, onde coincidem placas tectônicas, e há uma grande parte das erupções vulcânicas e sismos do planeta. Conta com 127 vulcões ativos.

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password