Votuporanga terá dois novos viadutos para transposição de linha férrea

Prefeito João Dado recebe representantes da Rumo que anunciam os dois viadutos que serão instalados no Município

O Prefeito João Dado recebeu, na tarde desta quinta-feira (25/6), a visita de representantes da Rumo, companhia ferroviária e de logística brasileira, e foi informado de que dois novos viadutos serão instalados em Votuporanga. Na oportunidade, estiveram presentes Rodrigo Verardino De Stéfani e Bruno Rabello Madalena, ambos Relações Institucionais e Governamentais da Companhia.

Rodrigo Verardino informou que as obras fazem parte do projeto de redução de conflitos urbanos da empresa. “Quero agradecer a receptividade do Prefeito João Dado para com a gente. Estamos dando essa boa notícia de dois viadutos que vão fazer o cruzamento da rua e vicinal com a ferrovia para passarem em desnível, na vicinal Adriano Pedro Assi e na Avenida República do Líbano”.

Ele explicou que a Rumo, há um mês, recebeu a aprovação da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e do Ministério da Infraestrutura para renovação da concessão da malha ferroviária paulista e, como contrapartida, a inovação de uma série de obras para redução de conflitos urbanos e aumento de capacidade ferroviária. “Dentro dessas obras de redução de conflitos urbanos estão essas duas obras importantíssimas para Votuporanga, que temos o prazer de vir aqui mostrar para o Prefeito em primeira mão. Obras essas que estão com os projetos executivos já em fase de finalização e a próxima etapa é a contratação de empresa para início de mobilização de obras”.

O Prefeito João Dado afirmou que a Rumo vai providenciar para o Município a poligonal para fins de desapropriação de áreas de utilidade pública. “São notícias boas que vão concretizando essa importante obra que é esperada há mais de 10 anos. Quando eu era Deputado Federal, estive no DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), para buscar a viabilização do projeto, em que coloquei recurso de emenda parlamentar para obra de transposição da linha férrea, e foi esse fato de terem sido os projetos, conforme afirmação do engenheiro Rodrigo Verardino De Stéfani, que fez com que a Rumo fosse obrigada pelo Tribunal de Contas da União a executar as obras que já tinham projetos do DNIT. A consequência é fruto de um trabalho de longa data e precisamos agradecer ao Deputado Federal Marcio Alvino, que foi um parlamentar que esteve sempre acompanhando e conduzindo esse projeto junto à ANTT e à Rumo; ao Mário Dirani, do DNIT, e tantos outros que contribuíram conosco para chegar nesse momento em que a Rumo teve a extensão da sua concessão das ferrovias”.

O Prefeito afirmou que foi uma reunião para estabelecer ações efetivas. “Agora, o Município aguarda o recebimento das poligonais para desapropriação e a Rumo irá pagar por essas desapropriações. A Prefeitura irá formalizar para a Rumo a autorização para a realização da obra na vicinal do Município e a Companhia ficou de estudar a possibilidade de alterar o posicionamento da passarela para que haja um atendimento mais adequado para a Colônia da Fepasa. A Rumo ainda enviará vídeo e maquete das obras e verificará a possibilidade de pavimentar uma rua próxima da Colônia da Fepasa. É uma obra que vai transformar a história da região Sul de Votuporanga, porque vai permitir o crescimento urbano da região Sul”.

Segundo a empresa Rumo, a expectativa para o prazo de execução da obra é até o próximo ano.

 

Antiga reivindicação

Desde quando era Deputado Federal, João Dado já lutava pela causa, quando, junto com o então Prefeito Junior Marão, conseguiu que o DNIT efetuasse o projeto de engenharia da transposição da linha férrea em Votuporanga.

Assim que iniciou seu Governo, o Prefeito João Dado intensificou esforços para viabilizar as obras e atender a essa antiga reivindicação de Votuporanga, sendo que sua primeira viagem oficial ao Distrito Federal como Prefeito de Votuporanga foi para se reunir com o Ministro dos Transportes e o deputado Márcio Alvino, para a continuação dos trâmites de liberação de recursos e apoio aos projetos de transposição em dois pontos da linha férrea e da construção de passarela na colônia da Fepasa.

Ainda no início de 2017, o Prefeito recepcionou autoridades federais empenhadas na transposição da linha férrea. Estiveram presentes em Votuporanga o Deputado Federal Márcio Alvino, acompanhado do diretor da ANTT, Sérgio Lobo; do superintendente do DNIT/SP, Roberto Ravagnani; dos representantes da Rumo Concessionária, Emanoel Tavares e Marcelo Rodrigues e da assessora do Ministério dos Transportes, Sandra Olivieri. Todos foram recepcionados no Centro de Cultura e Turismo por uma plateia de cerca de 120 pessoas formada por representantes de instituições da cidade, imprensa e apoiadores do projeto.

Em seus discursos, as autoridades anunciaram o avanço com as tratativas necessárias para o início de três obras prioritárias de transposição da linha ferroviária, que contaram igualmente com o apoio do Deputado Estadual André do Prado: uma passagem subterrânea para beneficiar os moradores do bairro Sonho Meu e Palmeiras II, ligando a Av. República do Líbano à Estrada vicinal Fábio Cavalari; uma passarela possibilitando o acesso de pedestres e veículos de duas rodas à antiga Colônia da Fepasa; e um viaduto na vicinal Adriano Pedro Assi (estrada do 27), que liga Votuporanga a Sebastianópolis do Sul.

Durante o evento, três pessoas foram muito agradecidas e elogiadas. Os proprietários das áreas por onde passará a travessia da Av. República do Líbano assinaram a escritura de doação dos terrenos. São eles o Sr. José Miguel com 9,3 mil m²; o empresário Edinaldo Gorgato Polizeli 4,1 mil m² e os sócios da empresa CLC Camargo Empreendimentos e Participações, proprietária de uma das áreas Michel Lopes de Camargo Franco, Maria de Fátima Lemos de Rezende e Carla Mariane Garcia de Camargo com 2,2 mil m².

Em julho do mesmo ano, João Dado foi a Brasília para reunião com o diretor da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Sérgio Lobo, agendada pelo deputado federal Marcio Alvino, para tratar sobre a linha férrea. No mesmo mês, foram realizadas pela Prefeitura obras de melhorias na passagem do cruzamento nas proximidades da Colônia da Fepasa e dos bairros Sonho Meu e Palmeiras II, como implantação de asfalto, guias, sarjeta, calçamento e corrimão, no cruzamento em nível com a linha férrea, que beneficia os moradores daquela região.

No último ano, o Prefeito João Dado esteve na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília, na última semana, em reunião com o Gerente da Agência, Evandro Torquato Sobrado, acompanhado do Chefe de Gabinete do Deputado Fausto Pinato, Dr. Rogério de Andrade. Na oportunidade, o Prefeito foi informado de que a transposição da linha férrea de Votuporanga estava em 8º lugar na ordem de priorização de investimentos sugeridos pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPA).

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password