Votuporanga se destaca em capacitação promovida em São Paulo

Ouvidora Fabiana Lopes representou o Município na 1ª Oficina para Ampliação e Qualificação dos Serviços de Ouvidorias do SUS.

Votuporanga foi destaque durante a 1ª Oficina para Ampliação e Qualificação dos Serviços de Ouvidorias do SUS (Sistema Único de Saúde), promovida em São Paulo, nos últimos dias 06, 07 e 08 de novembro. A notoriedade foi por ser o único Município, entre os 104 presentes, que possui Ouvidoria estruturada há mais de 17 anos, contando com servidor efetivo especializado em ouvidoria para atendimento da população.

Na ocasião, Votuporanga foi representada pela Ouvidora Geral do Município, Fabiana Lopes de Almeida.

Segundo o Secretário de Transparência e Controladoria da Prefeitura, Ronaldo de Mattos, o objetivo da Oficina foi capacitar os servidores municipais para a implantação da Ouvidoria do SUS em cada cidade. “Em Votuporanga, a Ouvidoria do Sistema Único de Saúde está em fase de implantação, inclusive recebemos deles a doação de software e computador para o desenvolvimento deste trabalho. A implantação do serviço amplia a gestão do Prefeito João Dado, que estende a participação dos munícipes na melhoria dos serviços ofertados”.

O Sistema Ouvidor SUS tem como objetivo principal garantir e ampliar o acesso do cidadão na busca efetiva de seus direitos, atuando enquanto ferramenta de gestão e instrumento de fortalecimento do controle social na área da Saúde.

Para a melhoria da prestação dos serviços, o aspecto determinante a ser considerado é relacionado à forma de atuação das Ouvidorias, que confirmam o elo entre o cidadão e a administração pública ao receber, examinar e encaminhar as diversas manifestações recebidas. Nesta perspectiva, busca-se ampliar e consolidar a Rede de Ouvidorias do SUS, contribuindo para que a gestão e a sociedade, em parceria, lutem por serviços de qualidade.

Entre os assuntos que foram abordados estão:

– O papel do SUS e das Ouvidorias na melhoria da qualidade do serviço ofertado ao cidadão, com aulas expositivas proferidas pela equipe do CeFor – Centro Formador de Pessoal para a Saúde do Estado de São Paulo;

– O valor da empatia para o serviço de Ouvidoria;

– Processos de Ouvidorias do SUS;

– Acolhimento nas Ouvidorias do SUS;

– Fluxos de trabalho das Ouvidorias do SUS;

– Como recepcionar, registrar, encaminhar e finalizar uma manifestação da área da Saúde;

– Tipificação da manifestação;

– O Sistema Ouvidor SUS – O que é? Como utilizá-lo? Aulas teóricas e práticas.

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