Votuporanga recebe visita do TCE e ganha destaque como referência em Educação no País

Município participa do projeto “Educação que faz a diferença” entre 30 cidades do Brasil.

A Prefeitura de Votuporanga tem conquistado notoriedade no Estado de São Paulo e em todo o Brasil. Na última semana, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) visitou o Município e o parabenizou por ser escolhido para integrar a pesquisa do projeto “Educação que faz a diferença”.

No Estado de São Paulo, três cidades foram selecionadas, sendo elas Votuporanga, Jales e Novo Horizonte. Já em todo o Brasil, 28 Tribunais de Contas aderiram ao projeto, sendo selecionados 30 Municípios, incluindo Votuporanga.

De acordo com ofício de apresentação do TCE, o projeto foi idealizado pelo Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) em articulação institucional com os Tribunais de Contas e em parceria com a empresa Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (IEDE). “Consiste em reconhecer e dar visibilidade a redes de ensino que estão realizando um trabalho de destaque em todo o país, bem como identificar e documentar as práticas de gestão e de acompanhamento pedagógico e administrativo, para que possam servir de inspiração para outras redes de ensino para a concretização da política pública da educação com equidade e qualidade”.

De acordo com o Secretário Municipal da Educação, Marcelo Batista, o TCE escolheu o Município por ter boas práticas e boa gestão pública educacional.  “Nós recebemos dois técnicos do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo que identificaram as estratégias comuns adotadas na nossa Rede de Ensino. Eles foram levados até o CEM ‘Professor Orozimbo Furtado Filho’ e entrevistaram professores, alunos e pais de alunos em busca de saber a experiência da Educação em Votuporanga”.

O Prefeito João Dado também recebeu os técnicos em seu Gabinete e afirmou que “nós temos o sistema de saúde bucal, com o Odontomóvel, e o Festival Literário de Votuporanga [FLIV], que reúne diversas Secretarias e proporciona acesso aos mais variados temas e públicos. Nós somos diferenciados e estamos trabalhando para isso”.

Além disso, o Prefeito apresentou o programa Soldado Mirim, desenvolvido pela parceria entre o Tiro de Guerra de Votuporanga e o Fundo Social de Solidariedade. No total, 80 crianças entre 8 e 12 anos participam das atividades do programa nas manhãs de sábado. Entre as ações desenvolvidas com o grupo estão: Noções Básicas de Ordem Unida, Ética e Civismo, Noções de Primeiros Socorros, Educação para o Trânsito, Educação Ambiental, Educação Antidrogas e Visitas à Câmara Municipal. Os integrantes do grupamento de Soldados Mirins também são multiplicadores dessas atividades em eventos como desfiles e atividades cívicas.

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password

    Você não pode copiar o conteúdo desta página