VOTUPORANGA RECEBE O ESPETÁCULO “REFUGO”: A TRÍADE – DANÇA, MÚSICA E TECNOLOGIA EM PROJETO CONCEITO 

A performer Talita Florêncio e o músico Thiago Salas apresentam o resultado de uma imersão artística denominada REFUGO, dias 24 e 25 de agosto, às 17h, nas mediações do espaço Ecotudo Sul, em Votuporanga/SP. Ecotudo Sul e Centro de Cultura e Turismo sediarão eventos do projeto a partir deste domingo (18). 

Neste espetáculo de estreia, os artistas abordam as contradições encontradas em um cenário onde a existência de um corpo enseja a solidão de espaços inóspitos, semi acabados, em estado de deterioração. “Refugo” também faz refletir sobre os modelos econômicos vigentes e sua articulação com o uso de recursos naturais para a produção, descarte e acúmulo de produtos e mercadorias. 

O uso da tecnologia, como sensores de pressão, e a criação de interfaces que relacionam gesto e som, auxiliam no desenvolvimento de ambientes intermediais neste trabalho, surgindo como recurso de materialização de possíveis ideias sobre o futuro, além da busca dos artistas em adicionar, como um rastro, prova ou evidência, a possibilidade de uma nova existência para materiais e resíduos. Sendo assim, a partir de um espaço cinético, é possível vislumbrar a geração do pensamento tecnológico, em reflexões acerca dos resultados gerados no encontro entre o homem e a natureza.  

Junto ao projeto, também serão desenvolvidas atividades que antecedem a apresentação oficial, programadas para os dias 18, 20, 21 e 22 de agosto: 

Uma aula aberta com a temática: “Corpo e Tecnologia em Processo de Criação Artística” acontece neste domingo (18), a partir das 16h, na Sala Cinema Cultural do CIT – Centro De Informações Culturais e Turísticas “Marão Abdo Alfagali” (Parque da Cultura). Na oportunidade, os participantes verão uma exposição sobre o processo de criação de REFUGO, os assuntos abordados e os métodos, em linguagens de criação que relacionam, ao longo dos anos, a intersecção entre dança, música e tecnologia.   

Já, dos dias 20 a 22, das 19h às 22h, também no CIT, o Workshop: “Gesto e Tecnologia na Criação Artística” propõe 3 dias de experiências práticas com os artistas acerca da relação entre gesto, som e tecnologia.  

As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do e-mail apite.lab@gmail.com ou pelo link https://forms.gle/EyweJsMC7Tw4BtBB7 

Sobre o tema:  

“Refugo” trata do corpo em situação limite, que habita um universo escasso de recursos, atingido por um discurso onde a potência da existência é coaptada e confundida por posições de dominação e exploração. Insinua como o desejo por avanço e produção desenfreada pode corromper os alicerces estruturais da existência humana. 


Sobre os artistas: 

TALITA FLORÊNCIO 

Natural de Votuporanga, Talita é formada em dança pela UNICAMP-SP e atua como performer, pesquisadora e terapeuta corporal. Em suas pesquisas autorais, tem desenvolvido estratégias de correlação entre o corpo e outras linguagens – especialmente o som e as artes visuais – tendo se debruçado sobre o desenho, o improviso e o desenvolvimento de mídias e tecnologias analógicas na criação artística. É criadora do projeto DUPL•S, que propõe investigar as relações entre música e dança na improvisação entre linguagens, e, também, da plataforma APT.LAB, desenvolvendo relações entre corpo, som e tecnologia junto ao artista sonoro Thiago Salas. Em seu percurso, colaborou sendo intérprete com alguns diretores e coreógrafos como: Marta Soares, Juliana Moraes, Neto Machado e Jorge Alencar, Marcelo Evelin e Holly Cavrell. 

THIAGO SALAS 

Músico paulistano, Thiago trabalha com arte tecnologia, arte sonora e música experimental. Tem atuado em parcerias com artistas de diversas linguagens, em criações que envolvem o corpo e objetos sonoros em performances, instalações, dança, novas mídias e afins. De bagagem cultural extensa, apresentou projetos em Festivais e variados espaços artísticos pelo mundo afora, como: Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – FILE (São Paulo, BR); Semana do Audiovisual da América La, (Fortaleza, BR); BIMHUIS (Amsterdam, NL); JomerJazzFiest (Groeninger, NL) Encuentro Internacional de Guitarra La Falda (Córdoba, AR); PONTE/PUENTE Casa de Cultura da Argentina (Buenos Aires, AR); MIA – Festival de Música Improvisada de Atouguia da Baleia (Peniche/Lisboa, PT); entre outros. Em 2013, realizou residência artística no Condomínio Cultural (São Paulo, BR) com financiamento ProAC, desenvolvendo trabalhos em tecnologia e arte sonora. Em 2014, participou da exposição coletiva “L’attention de ..” com a obra “Ensaio sobre a leveza”, na galeria Glassbox (Paris, FR). Foi artista convidado do MEDEA Electronic: Electric Night 2014 (Atenas, GR), apresentado a composição “Landscape 1: Presence”. Participou no 66º Salão de Abril (Fortaleza, BR) em 2015, com a performance “Cerne”.  

________________________________________________________ 

Serviço: REFUGO – Espetáculo de Dança 

AULA ABERTA – “Corpo e Tecnologia em Processo de Criação Artística” 

Exposição sobre o processo de criação de REFUGO, assuntos abordados e os métodos, em linguagens de criação que relacionam, ao longo dos anos, a intersecção entre dança, música e tecnologia.  

Data e horário: Dia 18 de agosto, a partir das 16h 

Local: Sala Cinema Cultural do CIT – Centro de Informações Culturais e Turísticas “Marão Abdo Alfagali” – Rua: Francisco Ramalho de Mendonça, nº 3112 – Jardim Alvorada 


WORKSHOP – “Gesto e Tecnologia na Criação Artística” 

Ao longo de três dias os artistas propõem experiências práticas acerca da relação entre gesto, som e a tecnologia.  

Datas e horários: Dias 20, 21 e 22 de agosto, das 19h às 22h 

Local: Sala de Oficinas Educativas do CIT – Centro de Informações Culturais e Turísticas “Marão Abdo Alfagali” 

Inscrições: Pelo e-mail apite.lab@gmail.com ou através do link https://forms.gle/EyweJsMC7Tw4BtBB7  


APRESENTAÇÃO DE ESTREIA – “Refugo” 

Datas e horários: Dias 24 e 25 de agosto, às 17h 

Local: ECOTUDO SUL – Av. Conde Francisco Matarazzo c/ Av. Francisco Bueno Baeza;  Jardim Palmeiras I 

Aberto ao público 

_____________________________________________________ 

Ficha Técnica  

Criação e Performance: TALITA FLORÊNCIO e THIAGO SALAS 

Registro Fotográfico e Videográfico: IAGO MATI 

Desenho de Som e Esculturas Coreográficas: THIAGO SALAS 

Interlocução Artística: MARCUS BRAGA 

Realização: Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (ProAC) e Prefeitura de Votuporanga, através da Secretaria de Cultura e Turismo Municipal. 

Apoio: Saev Ambiental, Arte Rústica, Carré Carnes, Casa Do Espeto, Villa Bistrô. 


 Link do evento no Facebook:  

www.facebook.com/events/2352575278112212/ 

0 Comentários

Deixe um Comentário

13 − 8 =

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password