Votuporanga integra novo Mapa do Turismo Brasileiro atualizado pelo Ministério

Cidade faz parte de uma das 333 regiões turísticas de todo o País.

Desde 2016, o município de Votuporanga alcançou metas importantes no setor do Turismo, como reativar o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), se tornar um Município de Interesse Turístico (MIT), fazer parte da Região Turística Maravilhas do Rio Grande e integrar o Mapa do Turismo Brasileiro.

Na edição do Mapa 2019-2021, foram validadas 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país. Já o Estado de São Paulo é representado por 354 municípios e 49 regiões turísticas. De acordo com o turismólogo Alexandre Miotto, da Secretaria da Cultura e Turismo de Votuporanga, “é uma importante conquista para a nossa cidade fazer parte como um município turístico de um mapa como este, que está disponível a nível nacional”.

Para que os municípios possam ser incluídos na plataforma é necessário cumprir diversos requisitos como ter um órgão de Turismo em atividade e um Conselho Municipal em funcionamento. Também é preciso ter orçamento próprio e possuir prestadores de serviços registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo.

O novo Mapa do Turismo está disponível para consulta no site www.mapa.turismo.gov.br. De acordo com a Secretária de Cultura e Turismo, Silvia Stipp “estamos buscando melhorar a experiência dos turistas em Votuporanga, para isso é preciso que os prestadores de serviços turísticos, incluindo os ligados à alimentação, transporte, meios de hospedagem, estejam sempre atualizando seus cadastros e participando dos projetos desenvolvidos pela Secretaria”.

Entre os benefícios do Mapa do Turismo estão a categorização dos municípios turísticos, que vai de “A” a “E”. Votuporanga está no “C“. Essa classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Além disso, ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.

Inscrições para o Roteiro Gastronômico Maravilhas e Seus Sabores

Com o objetivo de promover, valorizar e resgatar a gastronomia local, a Região Turística “Maravilhas do Rio Grande” está com inscrições abertas para a ação não competitiva “Roteiro Gastronômico Maravilhas e seus sabores”, que abrangerá simultaneamente as 14 cidades que integram o grupo.

Os estabelecimentos interessados em participar, poderão realizar até o dia 13 de setembro gratuitamente a inscrição por meio de preenchimento de ficha disponibilizada no site www.maravilhasdoriogrande.com.br, ou entrando em contato com o turismólogo Alexandre Miotto, na Secretaria de Cultura e Turismo, através do telefone 3405-9670. No ato da inscrição, o estabelecimento poderá participar com um único prato doce ou salgado ou bebida artesanal. Todos os estabelecimentos inscritos serão avaliados pelos clientes no período de 14 de setembro a 14 de outubro com relação aos seguintes critérios: prato (sabor, criatividade e apresentação), atendimento e higiene. A pontuação mínima exigida para a inclusão no Roteiro Gastronômico será de 540 pontos.

O estabelecimento participante terá vantagens como a promoção de sua empresa e negócio; ampliação da fidelização de clientes; aumento de faturamento; novos clientes; e divulgação.

O cliente que participou da votação concorrerá a hospedagens em hotéis da região.

Cadastur

A Secretaria da Cultura e Turismo da Prefeitura de Votuporanga orienta os prestadores de serviços turísticos sobre a importância de se inscreverem no Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas que atuam no setor do Turismo. Se você é proprietário de agência de turismo, meios de hospedagem, transportadoras turísticas, organizadores de eventos, ou é guia de turismo, o seu cadastro é obrigatório no Cadastur.

Já os que atuam em restaurantes, cafeterias, bares ou locais destinados a convenções, casas de espetáculos, locadoras de veículos para turistas e similares, o cadastro não é obrigatório, entretanto, há muitos benefícios para quem faz parte desse sistema, como linhas de financiamento, capacitações online e integrar as ações de marketing do Ministério do Turismo.

O cadastro é gratuito e garante diversas vantagens e oportunidades aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista. O programa é executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com órgãos oficiais de turismo, nos 26 estados e no Distrito Federal.

O cadastro é feito exclusivamente online através do site cadastur.turismo.gov.br. Para dúvidas ou informações, a Secretaria de Turismo está à disposição no Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali”, na Avenida Francisco Ramalho de Mendonça, 3112, ou pelo telefone (17)3405-9670, com o turismólogo Alexandre Miotto.

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password

    Você não pode copiar o conteúdo desta página