Iniciativa teve como objetivo principal eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, reforçando as medidas de enfrentamento às arboviroses no município
Após um mês de intensos trabalhos, a Prefeitura de Votuporanga encerrou, na última quinta-feira (1/5), o Programa Votu+Limpa, uma ação conjunta das Secretarias da Saúde, de Serviços Urbanos e da Saev Ambiental. O programa recolheu um total de 385 toneladas de materiais inservíveis.
A iniciativa teve como objetivo principal eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, reforçando as medidas de enfrentamento às arboviroses no município.
Durante a ação, as equipes recolheram materiais inservíveis diretamente das residências, como latas, garrafas, madeira, pneus, eletrodomésticos e todo tipo de recipiente que pudesse acumular água da chuva.
Importante destacar que materiais como galhos, restos de construção e lâmpadas não foram incluídos na coleta, focando exclusivamente em itens com potencial para se tornarem criadouros do mosquito.
A Prefeitura reforça que o balanço da ação foi extremamente positivo, tanto pelo volume expressivo de materiais recolhidos quanto pela conscientização gerada. Para a secretária da Saúde, Ivonete Félix, o envolvimento da população foi essencial para o sucesso da ação. “O Votu+Limpa é mais do que uma coleta de materiais. É uma estratégia de prevenção que depende da participação de todos. A resposta da comunidade foi muito positiva e mostra que, juntos, podemos enfrentar a Dengue de forma eficaz. Seguimos atentos e reforçando a importância da eliminação dos criadouros também no dia a dia”, destacou.
O secretário de Serviços Urbanos, Fábio Okamoto, também avaliou positivamente a mobilização. “Organizamos uma grande força-tarefa para atender todos os bairros, o resultado foi expressivo e mostra que conseguimos contribuir para deixar Votuporanga ainda mais limpa”, afirmou.
O Votu+Limpa também contribuiu para alertar a população sobre o descarte correto de resíduos e a necessidade de manter quintais e terrenos limpos durante todo o ano. “A participação da Saev Ambiental no Votu+Limpa reforça o nosso compromisso com a saúde pública e com o meio ambiente. Essa ação conjunta mostrou o quanto a conscientização da população faz a diferença. Mais de 380 toneladas de materiais é o reflexo de um trabalho coletivo voltado à prevenção de doenças e ao cuidado com a nossa cidade. Precisamos entender que combater o mosquito Aedes aegypti é uma responsabilidade de todos, e isso começa com atitudes simples no dia a dia. Manter os quintais limpos, descartar corretamente os resíduos e colaborar com as ações públicas são formas eficazes de proteger a nossa saúde e o nosso ambiente”, reforçou Luciano Passoni, superintendente da Saev Ambiental.