Você gosta de pimenta? Veja seus benefícios para incluir no dia a dia em casa

Especiarias naturais são bem-vindas na alimentação, até mesmo para equilibrar as defesas corporais.

Quem adora uma boa pimenta para realçar o sabor dos alimentos? Além de seu sabor peculiar, ela agrega muitos benefícios à saúde. As especiarias naturais são bem-vindas na nossa alimentação, até mesmo para equilibrar as defesas corporais. Isso foi relatado em um recente estudo feito por Khaerunnisa e colaboradores (2020), que demonstrou como algumas substâncias presentes em ervas e especiarias, algumas já descritas na literatura com poder antiviral, também poderiam ser capazes de inativar vias associadas ao COVID-19. Acesse o estudo.

A pimenta-preta, conhecida no Brasil como pimenta-do-reino, é uma das mais antigas especiarias utilizadas e reconhecidas pelo seu sabor e características nutricionais. Os grãos secos e moídos são usados na culinária de diversos países.

Os componentes bioativos presentes na pimenta-do-reino são os responsáveis pelo seu potencial terapêutico contra diversas doenças e alterações no organismo. A pimenta preta é uma especiaria importante devido ao seu potencial antioxidante, antimicrobiano e propriedades gastro-protetoras. Os seus principais componentes nutricionais são a piperina e a capsaicina, com grande atividade de eliminação de radicais livres, podendo prevenir doenças associadas ao estresse oxidativo em excesso.

Proteção cardiovascular

A capsaicina presente na pimenta vermelha tem demonstrado influência na saúde vascular, devido à sua atuação na cascata da vasodilatação, relacionando a uma maior expressão da enzima responsável por produzir o óxido nítrico. Assim, ela também auxilia no controle da pressão arterial.

Termogênico

A termogênese estimulada pela capsaicina da pimenta relaciona-se ao aumento da lipólise, e desta forma, elevação do gasto de energia pelo tecido adiposo, levando a uma significativa redução do acúmulo de gordura nos tecidos,

Para ter os efeitos desejados, o seu consumo deve ser regular. Alguns estudos realizados mostraram que a ingestão do de 5 gramas por dia de pimenta é considerada uma quantidade aceitável de ingestão. Você pode adicionar ela em diversas preparações salgadas e doces!

FONTE: Informações | g1.globo.com / Roberta Lara é nutricionista e colaboradora da página sobre nutrição “5 minutos de nutrição”

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página