Você aprecia um bom café?

Conheça as propriedades funcionais dessa bebida número 1 na rotina das pessoas.

O cheiro não deixa ninguém com dúvidas quando está pronto: o café é uma das bebidas mais escolhidas na rotina das pessoas para diferentes situações. Tanto em relação à produção, como em consumo, o Brasil se destaca no mercado de café. Ele é considerado o 2º maior consumidor mundial!

Essa bebida apreciada por muitos, traz benefícios à saúde, quando consumida com equilíbrio e moderação em relação às quantidades. Os benefícios não se restringem apenas ao sabor e energia. Ele pode ser um aliado na melhora do desempenho cognitivo e físico, fornecer antioxidantes e nutrientes, entre outros benefícios.

A nível cerebral, a cafeína presente no café tem a capacidade em aumentar a liberação de neurotransmissores (dopamina e norepinefrina), auxiliando na melhora do humor, tempo de reação, memória, estado de vigília e função cognitiva. Ela é responsável pelo efeito esperado no aumento da performance mental para atividades que requerem concentração, foco e energia.

Além disso, a cafeína tem como efeito, por ser estimulante, ajudar a acelerar o metabolismo e aumentar a oxidação de ácidos graxos, favorecendo o emagrecimento.

Outros componentes importantes presentes no café são os ácidos: clorogênico e cafeico. O ácido clorogênico auxiliar na melhora do metabolismo lipídico e contribui com a perda de peso através da redução da síntese da gordura visceral.

A dose deve ser adequada!

O consumo seguro diário para adultos sem nenhuma sensibilidade à cafeína, de acordo com pesquisadores, é no máximo de 400 mg. Esse valor equivale a 4 xícaras de café fresco (225 ml). Fique sempre de olho nas dosagens e nos efeitos que você sente ao consumir café! Aproveite os benefícios da bebida com equilíbrio e consciência!

FONTE: Informações | g1.globo.com / Roberta Lara é nutricionista e colaboradora da página sobre nutrição “5 minutos de nutrição”

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password