sáb, 03 de maio de 2025

Visitantes são flagrados com drogas em unidades prisionais do interior de SP

Ações de fiscalização com escâner corporal e detector de metais resultaram em diversas apreensões de entorpecentes durante o fim de semana nas penitenciárias de Valparaíso, Pacaembu e Lavínia.

O fim de semana foi marcado por diversas apreensões de drogas com visitantes de detentos em unidades do sistema prisional paulista. As ocorrências foram registradas nos municípios de Valparaíso, Pacaembu e Lavínia, graças à atuação dos Policiais Penais e aos procedimentos de revista por escâner corporal e detector de metais.

Mulher é presa com maconha em Valparaíso

No sábado (26), Policiais Penais da Penitenciária de Valparaíso apreenderam duas porções de maconha com a mulher de um detento. Durante a revista no escâner corporal, servidores detectaram a presença de um objeto estranho no interior do corpo da visitante.

Após ser questionada, a mulher admitiu espontaneamente que levava entorpecentes e entregou duas porções da substância: uma de 27 gramas e outra de 10 gramas, ambas com características de maconha. Ela foi conduzida pela Polícia Militar ao Plantão Policial. A unidade instaurou procedimento interno para apuração do caso.

Pai de preso tenta entrar com cocaína e maconha em Pacaembu

No domingo (27), o Complexo Penal de Pacaembu registrou nova tentativa de entrada de drogas. O pai de um detento da Penitenciária “Ozias Lúcio dos Santos” foi flagrado ao passar pelo escâner corporal e detector de metais. Policiais Penais identificaram um objeto estranho e o visitante, também de forma espontânea, retirou quatro invólucros escondidos em sua roupa íntima.

O material apreendido totalizou 115 gramas de substância esverdeada semelhante à maconha e 93 gramas de pó branco com características de cocaína. A Polícia Militar foi acionada, e o visitante foi encaminhado à delegacia. A unidade também instaurou procedimento interno.

Lavínia registra duas ocorrências com visitantes

No Complexo Penal de Lavínia, duas mulheres foram flagradas com drogas entre sábado e domingo. No dia 26, a esposa de um reeducando do Centro de Detenção Provisória (CDP) foi surpreendida com entorpecentes após a revista por escâner corporal. Ela confessou que carregava drogas introduzidas em suas partes íntimas, entregando um invólucro com 55,4 gramas de maconha e 9,9 gramas de cocaína.

Já no domingo (27), na Penitenciária II de Lavínia, outra visitante foi flagrada com um invólucro contendo 95,7 gramas de substância semelhante à cocaína. Ambas foram encaminhadas à Delegacia de Polícia após acionamento da Polícia Militar.

Ações de revista continuam sendo fundamentais

As apreensões reforçam a importância dos procedimentos de segurança nas unidades prisionais. A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) deve seguir intensificando as revistas para impedir a entrada de ilícitos nos estabelecimentos.

VotuNews

Compartilhe!