Vendas nos supermercados paulistas crescem 3% em agosto

Interior cresce mais do que o dobro da média estadual; Grande SP tem nova queda.

Em agosto, o aumento nas vendas de 0,38% teve um efeito positivo no quesito de volume de vendas crescendo 3,18%, aponta o levantamento da Associação Paulista de Supermercados (APAS). Isso significa que o consumidor paulista comprou mais produtos quando comparado ao mesmo período do ano passado. Acompanhando esse índice, o ticket médio subiu 0,94%. Os números mostram que a inflação está contida e a economia ainda pode ser considerada fraca.

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo (deflacionado pelo IPS/FIPE), no conceito de mesmas lojas – que considera as unidades em operação no tempo mínimo de 12 meses – fechou o acumulado até agosto de 2019 em relação à 2018 com aumento de 0,48%, o que representa uma reação após quatro meses de quedas. Na comparação do período entre 2018 e 2019, o crescimento foi de 3,14%, segundo melhor resultado de 2019.

Enquanto as vendas reais no interior do estado sobem 7,71%, a Grande SP conta com queda de 3,40%. Dos 8 meses do ano, em apenas dois a Grande São Paulo conseguiu crescer se comparado ao mesmo período do ano passado. A média do estado fica em 3,14%. O destaque fica para a região de Campinas que vendeu 2,13% a mais quando comparado com agosto de 2018.

Em agosto, o varejo alimentar do Estado de São Paulo criou 1.239 vagas de empregos. O número mensal levantado pela APAS desde janeiro representa o melhor resultado do varejo alimentar paulista desde 2015. O número é 3.501% maior se comparado ao mesmo período de 2018.

Em agosto, a APAS revisou sua expectativa de vendas em 2019 no setor do estado para até 1,3%. A expectativa anterior era de crescimento entre 2,7% e 3%. Este crescimento é menor que o dos últimos dois anos, quando o setor cresceu pouco mais de 2%, porém acima do PIB.

Apesar de tímida é previsto que a Semana do Brasil traga números melhores em outubro, quando se inicia o último trimestre de 2019. Somado a data poderemos notar no mercado os efeitos da aprovação da reforma da Previdência, o resgate do FGTS, Black Friday e Natal.

Fonte: APAS/FIA

Fonte: APAS/FIA

Nota Metodológica: O Índice de Vendas dos Supermercados tem como objetivo acompanhar e analisar o desempenho das vendas do setor supermercadista no estado de São Paulo através da evolução do faturamento dos Hipermercados e dos Supermercados. A pesquisa é composta por hipermercados e supermercados do Estado de São Paulo. Os indicadores são divulgados tanto em caráter de mesmas lojas (que consideram apenas lojas abertas há pelo menos um ano) e de todas lojas (que consideram todas as lojas criadas no período pesquisado). As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação a reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades e inserção no mercado.

Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.500 associados, que somam aproximadamente 4.000 lojas.

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