Mantimentos foram repassados para o Lar São Vicente de Paulo, Recanto Tia Marlene (Afupace) e Lar Beneficente Celina
A Unifev destinou, na tarde de quinta-feira (22), cerca de uma tonelada de alimentos não perecíveis arrecadados durante o concerto “Clássicos Portenhos” ao Lar São Vicente de Paulo, ao Recanto Tia Marlene (Afupace) e ao Lar Beneficente Celina.
Promovido no dia 10 de outubro, por meio do Núcleo de Cultura e Artes (NCA), em parceria com a Camerata Villa-Lobos, o espetáculo reuniu cerca de 300 pessoas no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo” e integrou a programação comemorativa dos 60 anos da Unifev.
Nesta apresentação com repertório de tango, a formação da Camerata foi composta pelas violinistas Evelyn Fiori, Maria Fernanda Brigati, Ana Júlya Araújo e Bruna Lima; pelos violoncelistas Alex Massuia e João Pedro Brigati; o contrabaixista Paulo Fuzzari; a flautista transversal Maria Eduarda Stipp e o percussionista Higor Feltrin. E contou também com a participação voluntária dos bailarinos Ana Paula Fernandes, Iara Tomaz e Lucas Germano do Studio Mariana Maricato.
O reitor da Unifev, Prof. Dr. Osvaldo Gastaldon, destacou o impacto cultural e social da iniciativa. “Esta entrega é o resultado direto da apresentação da Camerata. Além de proporcionar um espetáculo cultural, conseguimos somar forças com o público para apoiar entidades que realizam um trabalho fundamental no atendimento à comunidade”, afirmou.
A coordenadora do NCA, Profa. Ma. Silvia Brandão Cuenca Stipp, também ressaltou a importância de unir cultura e solidariedade. “Convidar a comunidade para o concerto solidário traz um sentido muito especial, porque une a oportunidade de apreciação do trabalho dos nossos artistas locais com o apoio direto às entidades da cidade”, enfatizou.
Apoio às entidades
Para as instituições beneficiadas, a doação representa um reforço importante no atendimento diário e ajuda a reduzir os custos com alimentação.
A presidente do Lar Beneficente Celina, Maria Cristina Gratão Fonseca, explicou que a entidade atende centenas de crianças, adolescentes e famílias, com a oferta de 2,4 mil refeições por semana. “Esses alimentos chegam realmente para favorecer em um momento que a conta está no vermelho. A Unifev ter essa sensibilidade com as entidades nos auxilia sem limites e faz com que as atividades permaneçam”, agradeceu.
No Lar São Vicente de Paulo, o presidente Vitorino Raddo também destacou a contribuição para a manutenção da instituição. “Estamos em via de receber mais três internos, totalizando 48, e o nosso consumo de alimentação é muito alto. Agradecemos ao pessoal da Unifev e ao grupo musical, pois essa arrecadação vai ajudar muito a diminuir gastos que são expressivos”, disse.
Para o violoncelista João Pedro Brigati, integrante da Camerata Villa-Lobos, a iniciativa cumpriu um importante papel social. “Conseguimos com o concerto trazer cultura para a cidade, e também ajudar as pessoas que mais precisam”, pontuou.
A entrega foi acompanhada pela coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Social da Unifev (NRS), Profa. Ma. Vanessa Mara Pagliarani Zeitune; pelos integrantes do NCA, Prof. Me. Aleph Teruya Eichemberg, a gerente acadêmica Aparecida Aoki e a supervisora de Eventos, Gisele Gutierrez; além de representantes da Afupace.













