Unidade de Coleta de Sangue reforça agendamentos online através de aplicativo

Serviço pretende evitar aglomerações devido à pandemia de Coronavírus; orientações,  agendamentos e dúvidas podem ser obtidas pelo canal.

Em atenção às medidas para deter a circulação do novo Coronavírus (Covid-19), a Unidade de Coleta de Sangue de Votuporanga reforça, neste momento, a importância do agendamento online via WhatsApp por meio do 17 98116-7145, para as doações, obtenção de orientações ou solução de dúvidas. A medida evita que as pessoas se desloquem até a Unidade sem necessidade, priorizando o atendimento presencial de quem efetivamente fará a doação de sangue, evitando, desta forma, aglomeração de pessoas.
Importante dizer que o serviço continua sendo ofertado normalmente e solicitar, mais uma vez, para que a população não deixe de doar sangue neste período de isolamento social.
A Unidade reafirma que todo o procedimento é feito em um ambiente seguro, e as medidas de higienização foram intensificadas, além da disponibilização do álcool gel em vários pontos do espaço, bem como o uso de máscaras por parte dos funcionários.
É válido destacar para população que a Unidade de Coleta de Sangue é um serviço voltado para a captação de sangue e não realiza exames de sangue ou outro tipo. Por conta dos casos suspeitos de Coronavírus em Votuporanga, as pessoas procuram o local, erroneamente, na tentativa de fazer o procedimento.
A Unidade de Coleta de Sangue da Secretaria da Saúde da Prefeitura de Votuporanga compõe os serviços do Hemonúcleo de Ribeirão Preto através do Contrato de Gestão do Município com a Santa Casa.
  • Atiradores do Tiro de Guerra
Na última semana, os atiradores do Tiro de Guerra, preocupados com a situação da falta de sangue na Unidade, se mobilizaram em pequenos grupos para fazerem a doação. Ao todo, 33 soldados participaram da ação em dias alternados.
A Unidade de Votuporanga solicita doações de todos os tipos sanguíneos. O Ministério da Saúde aponta que uma única doação pode salvar até quatro vidas.
  • Doações
As doações são realizadas às terças-feiras, das 15h às 18h, e às quintas-feiras, das 8h às 11h.  É possível também doar todo primeiro sábado do mês, das 8h às 11h. O interessado, portanto, pode fazer o agendamento via WhatsApp e depois comparecer no próprio local, anexo ao Hospital “Fortunata Germano Pozzobon”, na rua Antônio Galera Lopes esquina com a Antônio Serafim de Queiroz, na Zona Norte.
Lembrando que o interessado pode ser voluntário para a doação de sangue, doação de medula ou ambos. A doação de sangue é 100% voluntária e beneficia qualquer pessoa independente de parentesco com o doador.
No ato da doação, o doador deve apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional.

  • Podem doar
Pessoas entre 18 e 69 anos podem doar sangue. Além disso, é necessário pesar acima de 50 quilos e estar bem de saúde. Mulheres podem fazer até três doações ao ano e os homens quatro.
Caso esteja tomando algum tipo de medicação, é importante levar o nome do remédio e apresentá-lo na Unidade.
  • Não podem doar
Não é recomendada a doação nos seguintes casos: o candidato que teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade; portadores de hanseníase, malária, doença de chagas, HIV, diabetes ou câncer; quem tenha feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses;  quem fez ou faz uso de drogas ilícitas ou mantém relações sexuais de risco; está com febre, gripe ou infecção; ingeriu álcool até três dias antes da doação, entre outros impedimentos.
  • Recomendações para a doação
Antes de doar é importante: dormir bem por pelo menos 6 horas; evitar jejum e fazer refeições leves e não gordurosas; evitar uso de bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores; e não fumar uma hora antes.

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password