sex, 02 de maio de 2025

Umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 30% na região noroeste paulista, alerta Defesa Civil

Moradores precisam tomar cuidados especiais para evitar complicações respiratórias

Cidades da região noroeste paulista devem registrar, até domingo (2), umidade relativa do ar abaixo de 30%, segundo dados divulgados pelo Centro Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Na região de São José do Rio Preto (SP), a umidade relativa não deve passar de 24%. Já na região de Olímpia (SP), o índice pode atingir 25%.

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), quando a marcação fica abaixo dos 30%, o quadro é considerado preocupante, pois o nível ideal é de 60 a 80%.

Diante da baixa umidade relativa do ar, os moradores precisam tomar cuidados especiais para evitar complicações respiratórias, como evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 17h, umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, colocar toalhas molhadas e recipientes com água, permanecer em locais protegidos do sol e aumentar o consumo de líquidos, principalmente de água.

Explicação

Entre quinta e domingo, a passagem de uma frente fria, mesmo que afastada da costa do estado, provocará variação de nebulosidade e precipitações na faixa leste paulista.

Com os ventos soprando do quadrante sul, as temperaturas não subirão tanto, e a sensação será mais amena se comparada com os últimos dias. Segundo o meteorologista William Minhoto, a quantidade de água disponível na atmosfera aumentará, mas mesmo assim, Olímpia e Rio Preto registrarão baixa umidade relativa do ar.

“Esse nível deve atingir cidades das regiões do interior paulista, principalmete nas áreas da faixa norte, prejudicando a qualidade do ar. Com o ar mais seco, nossa atenção fica voltada às queimadas e problemas respiratórios”, explicou. G1

Compartilhe!