Turismo regional gera novas oportunidades e demanda por profissionais qualificados 

De olho na necessidade de empresários em renovar produtos e serviços, o Senac Votuporanga oferece curso Adaptação de Espaços para Uso Turístico. 

Votuporanga faz parte da Região Turística Maravilhas do Rio Grande, cuja criação foi incentivada pela classificação da cidade e de outros 10 municípios vizinhos no Programa Município de Interesse Turístico (MIT), do Governo do Estado de São Paulo. Com a regionalização e planejamento turístico, surgem também novas demandas na área, como, por exemplo a qualificação de profissionais para atuar no receptivo adequado aos turistas. 

Desde a união dos municípios em uma região turística, o Senac Votuporanga vem participando como parceiro em diversas iniciativas – como a 1ª Feira e Congresso de Turismo Maravilhas do Rio Grande, realizado no ano passado – e oferecendo qualificação profissional para esse mercado. 

De acordo com Evandro Junior Ferreira da Silva, docente do Senac Votuporanga, os municípios da região possuem potencial turístico diversificado, que vai do turismo de eventos ao turismo de aventura. “Em Ouroeste, por exemplo, temos sítios arqueológicos; em Cardoso, Mira Estrela e Indiaporã, temos prainhas de água doce; em Votuporanga, temos potencial de turismo de eventos e de negócios.” 

O docente, no entanto, faz uma ressalva quanto ao preparo dos comerciantes e empresários para atender a esse público (turistas) que deve começar a vir de diversas partes do país por conta do fortalecimento do setor e da estrutura turística. “Cabe ao empresariado, ao profissional liberal e à mão de obra local essa compreensão logística do mercado turístico para posicionar seu negócio estrategicamente.” 

Para ajudar na qualificação desses profissionais, o Senac Votuporanga está com inscrições abertas para o curso Adaptação de Espaços para Uso Turístico, que capacita o aluno a adaptar sua atividade ou espaço comercial para receber turistas, considerando necessidades atuais e potenciais. 

“O Senac Votuporanga tem participado de todas as iniciativas para fortalecer a Região Turística Maravilhas do Rio Grande, principalmente propondo a qualificação da mão de obra, por entender que tem o papel de contribuir para a formação de um setor cada vez mais profissionalizado e gerador de emprego e renda”, afirma a gerente da unidade, Eliane Baltazar Godoi. 

O curso abordará, por exemplo, a investigação de novas oportunidades de negócios, a elaboração de um plano de execução de adaptações e de um plano de comunicação. Voltada a comerciantes, empresários e profissionais liberais, a formação é rápida, com duração de um mês e duas aulas por semana. 

Além desse curso, o Senac Votuporanga está oferecendo suporte técnico educacional para que os 11 municípios da região turística possam desenvolver seus Planos Diretores de Turismo e, assim, compor seus roteiros turísticos. O intuito deste trabalho junto aos agentes públicos é auxiliar as cidades a identificarem e ressaltarem suas potencialidades turísticas, estabelecendo uma conexão regional colaborativa e fomentando o setor. 

Para mais informações sobre o curso Adaptação de Espaços para Uso Turístico e para fazer a inscrição, basta acessar o Portal Senac:www.sp.senac.br/votuporanga. 

Serviço: Adaptação de Espaços para Uso Turístico 

Data: de 12 de março a 12 de abril de 2019 

Aulas: as terças e sextas-feiras, das 13 às 16 horas 

Senac Votuporanga 

Endereço: Rua Guaporé, 3221 – Nova Boa Vista – Votuporanga/SP 

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/votuporanga 

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password

    Você não pode copiar o conteúdo desta página