Ter uma rotina influencia no bem-estar?

A procura pelo bem-estar é bastante complexa e envolve uma série de componentes e cuidados que precisam estar presentes no cotidiano das pessoas. 

 

Para que isso aconteça, é necessário o desenvolvimento de uma rotina. Para uns, a palavra pode ser sinônimo de monotonia, para outros, pode ser sinal de uma vida tranquila, com a possibilidade de ter maior controle sobre os acontecimentos.

 

Temos que lembrar de um fato: a rotina é fundamental para quem busca o bem-estar, principalmente porque ela permite que sua mente e corpo trabalhem de forma conjunta e integrada, sendo melhorada quando são feitas consultas em profissionais por meio de um convenio odontologico.

 

No presente artigo abordaremos sobre a importância de ter uma rotina e os cuidados que devem ser levados em consideração e que atingem o corpo de maneira integral, como a atenção à alimentação que pode impactar em tratamentos como o uso de aparelho transparente, disponibilizado por um plano odontologico.

A necessidade da rotina

Apesar de muitos enxergarem a palavra “rotina” com um viés pessimista, devemos dar uma chance para ela. Principalmente se a busca pelo bem-estar for uma prioridade.

 

Isso é importante, pois, quando não há uma rotina a tendência de levarmos o corpo a um estresse é muito alta, o que faz com que as funções metabólicas não funcionem direito, bem como o físico, as emoções e a mente podem entrar em colapso.

 

Rotina significa estabelecer horários e limites nas atividades, de como que o corpo deve respeitar, além de ajudar na organização das tarefas diárias mais espaçadas, como ir ao dentista fazer a manutenção do aparelho ortodontico, oferecido por um odonto empresarial, ir ao mercado e assim por diante.

 

Alguns aspectos que precisam ser prioridades na sua rotina são:

 

  • Horário para dormir;
  • Para trabalhar e entregar tarefas;
  • Alimentação, como café da manhã, almoço e janta;
  • Horário para acordar.

 

Ao definir tais horários, as pessoas ficam menos sujeitas a imprevistos, bem como há maior facilidade de organizar as tarefas mesmo com surgindo novos afazeres, de acordo com senso de prioridade. Isso diminui a carga de estresse para a mente e o corpo.

 

Além do mais, a partir do momento em que há repetição de atividades e ações, o corpo “aprende” e se adapta de forma mais saudável a realizá-los.

 

Da mesma forma acontece com o corpo ao fazer exercícios. 

 

A prática de atividades todos os dias pela manhã pode parecer não trazer resultados, mas ao longo do tempo os músculos enrijecem, o corpo se define, há a perda de peso e pode trazer diversos benefícios para a mente.

 

Além disso, os sistemas e tecidos corporais também são melhorados, como a circulação sanguínea e a respiração.

 

Na prática, uma rotina bem estabelecida influencia em uma postura mais saudável, contribuindo com a responsabilidade, a mente, o corpo e as emoções.

 

Mais ainda, prestar atenção nos detalhes do cotidiano faz com que menos impactos na saúde sejam sentidos, inclusive na boca e nos dentes.

 

No tópico abaixo falaremos de algumas atitudes que podem ser agregadas na rotina e que são muito importantes para um equilíbrio físico e emocional.

Dicas para uma rotina saudável

Como vimos, a rotina consiste em um pequeno planejamento das atividades cotidianas para evitar o estresse e a sobrecarga emocional. 

 

Desse modo, uma rotina saudável inclui alguns hábitos importantes que visam regular e equilibrar as esferas da vida.

  1. Tenha uma boa alimentação

Alimentar-se de forma saudável é necessário para manter a saúde e o bem-estar. Por conta disso, estabeleça horários fixos para as principais refeições e nunca pule o café da manhã.

 

Essa primeira refeição que irá proporcionar força para enfrentar a manhã e seus primeiros desafios.

 

Além disso, procure uma nutricionista para indicar uma boa dieta para você.

 

Uma boa alimentação também evita o aparecimento de doenças, além de ajudar a prevenir a fadiga, o cansaço e também a sonolência.

 

Com os alimentos certos no dia a dia, é possível até auxiliar as pessoas que fazem algum tratamento bucal, como o uso de aparelho dental transparente.

 

Por isso, se você possui um convênio médico ou um convenio odontologico empresarial pode ter acesso facilitado aos profissionais citados.

  1. Saia do sedentarismo

Ter uma rotina saudável que irá melhorar o bem-estar também depende se estamos nos exercitando ou não.

 

Como já falamos acima, quando fazemos algum tipo de exercício físico o nosso corpo reage de forma diferente. Criar uma rotina de exercícios físicos, mesmo que seja apenas uma caminhada ou algum outro exercício feito em casa, já trará diversos benefícios para o corpo e a mente também.

 

Por exemplo, uma pessoa que trabalha muito, possivelmente sente tensões musculares, estresse, ansiedade e pode se sentir muito agitado ao final do dia, além de impactar o sono também impacta outras áreas do corpo, como a saúde bucal.

 

Com algum exercício físico a pessoa consegue liberar todo esse estresse, ansiedade e tensão que está dentro dela e com isso o corpo e a mente ficam mais leves.

  1. Crie novos hábitos

É muito importante criar novos hábitos, isso pode te motivar na rotina, sair da mesmice faz a nossa mente despertar para coisas novas.

 

Pode ser um grande desafio, mas mesmo assim, crie novos hábitos, por exemplo, não tem o costume de ler um livro, tente ler um a cada 3 meses, isso pode ajudar a relaxar, faz a sua mente trabalhar mais e pode despertar a criatividade.

 

Não só ler um livro, pode ser meditar, tirar um tempo para assistir uma série ou algo que te faça relaxar, um tempo com a família, ir a um lugar novo, entre outras coisas.

 

Novos hábitos podem estimular a mudança de rotina e ainda fará com que isso não se torne chato e sim algo que irá motivar a fazer mais coisas novas.

 

  1. Novas habilidades

Às vezes a mudança de rotina não precisa ser algo grandioso, tem coisas simples que podem ser mudadas e vão fazer diferença no nosso dia a dia.

 

Por exemplo:

 

  • Organização pessoal e tarefas;
  • Capacidade de receber feedbacks;
  • Controlar os gastos;
  • Novos métodos de realizar alguma tarefa.

 

São pequenas coisas que podem fazer toda a diferença, pois a pessoa pode descobrir até coisas que ela gosta e que antes não sabia, por sempre fazer as coisas do mesmo jeito.

 

  1. Visite exames de rotina

Além de tudo isso que falamos acima, a saúde deve ser uma prioridade, pois ela impacta diretamente no bem-estar.

 

Faça um check up geral pelo menos uma vez por ano, é muito importante sabermos como o nosso corpo está e caso necessário, se tiver algum problema tratar o quanto antes.

 

Não só visitar um clínico geral, fazer um exame de rotina no dentista, por meio de um plano odontologico empresarial é essencial também. Pois existem doenças que ocorrem pela falta de higiene bucal e se não tratada pode agravar.

 

E também para realizar algum procedimento como clareamento dental, que pode não parecer, mas atinge diretamente a nossa autoestima e também impacta o bem-estar.

 

Com isso, vimos como uma rotina pode impactar diretamente no bem-estar e como é importante não cuidarmos apenas do corpo e sim da mente também, pois ela influencia em tudo.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password