Telhados verdes refrescam as construções e contribuem para o meio ambiente

Método sustentável ajuda a regular a temperatura do ambiente e auxilia no escoamento da chuva, mas especialistas alertam: nem todo tipo de construção suporta o terraço verde.

A consciência com o meio ambiente e a sustentabilidade na hora de erguer construções vem ganhando cada vez mais força. Em vista disso, o telhado verde ou terraço verde surge como uma opção de menor impacto para a natureza e tem se expandido pelas capitais e cidades do interior.

Quem deseja ter uma área verde em casa e não conta com muito espaço no andar térreo pode optar por instalar o telhado verde no terraço. A vegetação no topo da casa regula a temperatura do ambiente, deixando o local mais fresco e economizado energia no uso de ar-condicionado, por exemplo.

Mas, apesar da funcionalidade, os profissionais alertam: nem todas as construções suportam este tipo de estrutura. Primeiramente, a casa deve ser reforçada desde o levantamento da estrutura, contando com o projeto de um arquiteto ou engenheiro.

“Quem deseja instalar o telhado verde em casa deve fazer uma avaliação junto a um profissional desde o levantamento da obra ou optar por uma reforma. Um dos motivos é que a terra encharca com a chuva, aumentando o peso da estrutura, o que pode colocar em risco os moradores da casa”, explica a arquiteta Camila Alamino.

Não há limites de terrenos e altura de construções para instalar a vegetação no topo. “Topos de prédios ou casas térreas podem contar com o terraço verde, independente do terreno do local e da altura em que se localiza a construção. O reforço está mesmo na estrutura do local”, continua.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página