Supermercados acumulam 4% de alta em vendas

Expectativa de vendas de fim de ano supera em 2% a de 2019

A pesquisa mensal sobre o faturamento real dos supermercados no estado de São Paulo (deflacionado pelo IPS/FIPE), no conceito de mesmas lojas – que considera as unidades em operação no tempo mínimo de 12 meses –, divulgado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) aponta crescimento de 4% no acumulado até outubro. Em 2019, o acumulado para o mesmo período foi de 0,6%.

No comparativo anual, o resultado de outubro 2020 foi de -1%. Para o presidente da APAS, Ronaldo dos Santos, o índice é visto com naturalidade uma vez que houve acomodação nas vendas após a abertura dos setores não essenciais, como bares, restaurantes e shoppings durante a pandemia. “O crescimento significativo do comércio nos últimos meses demonstra que boa parte da renda familiar foi redirecionada para fora dos supermercados”, explica Santos.

Outro ponto de destaque é a oscilação de preços em produtos básicos neste fim de ano, principalmente nos itens impactados pela alta exportação da soja e do milho. Para dezembro, a APAS acredita que ceias menores e caseiras devam ser o principal movimento das famílias e espera um aumento de 8% em vendas nos supermercados. Em 2019, a expectativa para o período era de 6%. “As famílias viajarão menos neste natal e réveillon, uma vez que diversas cidades famosas já cancelaram suas festas de fim de ano. Estas reuniões, menores e caseiras, devem beneficiar o setor”, comenta Ronaldo dos Santos.

Pelo segundo mês seguido, Campinas e Sorocaba registaram juntos uma queda real nas vendas. Ainda que nominalmente haja um bom crescimento na região no acumulado do ano, os números são inferiores à média do interior.

Sobre a APAS – a Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem aproximadamente 1.500 associados, que somam cerca de 4.000 lojas.

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página