“Seu Pedro Basso” massagista do Cav completa 35 anos de carreira

O profissional da Pantera Alvinegra já integrou comissão da Seleção Brasileira Olímpica, campeã na China; hoje completa 35 anos de carreira, colecionando títulos e admiradores.

Nascido em Américo de Campos/SP e morador de Votuporanga/SP, “Seu Pedro”, como é conhecido desde adolescente, atualmente tem 68 anos, e como a maioria dos garotos sonhou ser jogador profissional, começando a jogar futebol com 12 anos, no time da cidade onde nasceu, sempre com o apoio do pai Antônio Basso.

Em seguida, Seu Pedro chegou a fazer testes no América e no Botafogo de Ribeirão Preto/SP, mas não conseguiu ser aprovado. Então voltou para o time que formou, o Américo de Campos, mas em uma partida sofreu uma lesão que ao se agravar acabou com o sonho de ser jogador profissional.

Buscando recuperá-lo o Clube o mandou para Bálsamo/SP para fazer um tratamento, despertando assim uma nova paixão: o trabalho de massagista, pela profissão que o mantem ligado ao futebol. “- Eu jogava em Américo de Campos. Em uma partida, machuquei gravemente o tendão de Aquiles. Tive que desistir do futebol. Conheci o massagista Sano, de Balsamo, e me encantei com o trabalho. Descobri que tinha o dom para ser massagista”, contou.

Pouco tempo depois de terminar o tratamento, ganhou do amigo advogado Mário Fernandes um livro que falava do tema, e a paixão se transformou em profissão que até hoje o mantém dentro de campo.

Na história desse profissional, que é figura ímpar pelos times que passou, coleciona amigos. Viveu todos os extremos que o futebol pode proporcionar. Prestativo, faz o trabalho de massagista, mas está sempre disposto a ajudar no que for preciso, isso o imputa o título de “Paizão”.

O lendário Pedro Basso iniciou sua carreira de massagista na antiga Associação Atlética Votuporanguense em 1984. Passou pelo Jalesense, onde foi campeão do Paulista da Segunda Divisão de 1990, Nova Andradina, de Mato Grosso de Sul, Jaboticabal e ficou 23 anos no profissional do Mirassol.

O folclore em torno de Pedro Basso é farto de episódios. O mais famoso é o “suco milagroso”, cujo segredo jamais foi e/ou será revelado, guardado no coração de um homem que necessita do futebol com a mesma intensidade com que respira.

Ainda se tratando do tal liquido mágico, Seu Pedro conta que ao perceber que os jogadores precisavam de um algo a mais para repor as energias durante os treinos, então inventou um tipo de suco em 1993, e garante que a recuperação do desgaste provocado pelos treinos é mais rápida.

No ano de 2014 foi convocado para integrar a comissão da Seleção Brasileira Olímpica (Sub-21) no Torneio de Wuhan, na China, pelo técnico Alexandre Gallo, por indicação do médico Paulo Forte, e deu certo, voltaram campeões.

Em dezembro de 2015 voltou a Votuporanga, começando trabalhar no Clube Atlético Votuporanguense a convite do Presidente Marcello Stringari e o Gerente daquele ano Eder Dellarice. Sempre sendo um profissional “pé quente”, em 2007 participou do acesso ao Mirassol à elite do Paulistão e ano passado participou da campanha que levou o Votuporanguense a ser Campeão da Copa Paulista 2018.

Na Galeria de Títulos do “Seu Pedro”

> 1990 – Campeão Paulista da segunda divisão pelo Jalesense
> 1997 – Campeão da Serie A3 pelo Mirassol
> 2004 – Acesso para a série A2 pelo Mirassol
> 2007 – Acesso para o Paulistão com o Mirassol
> 2014 – Campeão Olímpica (Sub-21) no Torneio de Wuhan, na China
> 2018 – Campeão da Copa Paulista com o Clube Atlético Votuporanguense

Foto: Reprodução | Rafael Nascimento

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password

    Você não pode copiar o conteúdo desta página