“Santa Casa na Sua Casa” em mais duas cidades

Américo de Campos será beneficiada no próximo dia 26 e Magda, no dia 11 de dezembro.

Cuidar dos pacientes e orientar equipes de Atenção Básica em sua cidade de origem. Este é o objetivo do projeto “Santa Casa na Sua Casa” da Santa Casa de Votuporanga, lançado em outubro. Após visitar Valentim Gentil, a van da Instituição vai seguir para mais dos municípios: Américo de Campos e Magda.

Uma reunião foi realizada com os representantes destas cidades com os profissionais do Hospital, para acertar detalhes. Américo de Campos será beneficiada no próximo dia 26, na unidade ESF (Estratégia de Saúde da Família) Dr. Chafic Hassem. Magda receberá a ação no dia 11 de dezembro, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Trevizan Casanova.

Participaram do encontro: Alessandra Zanovelli (gerente assistencial da Santa Casa); Clarissa Vaz Nunes (coordenadora do Grupo de Curativos); Fernanda Menezes (coordenadora de Fisioterapia); Rodrigo Ribeiro (enfermeiro obstetra); Nilmara Cristina de Castro Machado de Oliveira (secretária de Saúde de Américo de Campos), com suas enfermeiras Natalia Teixeira de Oliveira (gerente), Jéssica Ferreira de Melo e Rosinei Juliano Alves; Fátima Aparecida Gonçalves Saraiva (técnica de enfermagem de Magda); Fernanda Zoccal Galan Tridico (assistente social de Magda) e as articuladoras da Atenção Básica do Departamento Regional de Saúde (DRS 15) de São José do Rio Preto, Elaine Regina Sardinha da Silva Baldin e Rossana Flávia Rodrigues Silvério dos Santos.

Elaine ressaltou que o DRS apoia a iniciativa. “Vamos conseguir padronizar processos nos municípios da região. Estamos juntos com a Santa Casa, na organização, inclusive com as ações no dia”, afirmou.

Alessandra enfatizou os resultados do projeto. “Nossos profissionais estão muito engajados. Este contato com a realidade do paciente agrega demais na assistência. Fazemos matriciamento nas equipes de atenção básica, conhecendo ainda mais a realidade daquela comunidade e trocando informações dos atendimentos. Na nossa primeira ação, foram mais de 100 participantes que puderam ter mais acesso à saúde”, destacou.

Uma van totalmente identificada estará nestas cidades, dando suporte. São seis áreas de atuação, como Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Enfermagem, Serviço Social e Curativos.

Os profissionais fazem atendimento de curativos, estomia, orientações de Maternidade, Pediatria e Farmácia no interior da unidade. Do lado externo, serão oferecidos serviços de Fisioterapia, aferição de glicemia, Nutrição e Serviço Social.

O provedor da Santa Casa, Luiz Fernando Góes Liévana, enfatizou a importância do projeto. “Nasceu de um desejo da nossa diretoria, pensando em como nos aproximar ainda mais de nossos municípios atendidos. Não temos dúvidas de que esta iniciativa traz benefícios para todos, sejam nossos profissionais, a atenção básica e os pacientes. Agradecemos cada cidade que está abraçando nossa ideia”, finalizou.

0 Comentários

Deixe um Comentário

cinco + 19 =

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password