Santa Casa comemora um ano de retorno da Neurologia

Foram mais de 1.000 pacientes no período, uma média de 87 no mês, que foram acolhidos no Hospital, com diagnóstico envolvendo doenças vasculares cerebrais, escleroses múltiplas, patologias neurológicas infecto-contagiosas, cefaleia, epilepsia, neuro-musculares, demência, distúrbios de movimentos e doenças heredo-degenerativas.

Neste mês, a Santa Casa de Votuporanga celebra um sonho realizado. Há um ano, a Instituição retornou o serviço de Neurologia, com anseio de oferecer uma assistência cada vez mais integrada e multidisciplinar, com ênfase na vida e na saúde.

Os números revelam o quanto que a especialidade garante mais rapidez nos atendimentos, nos tratamentos e otimização dos recursos de saúde. Foram mais de 1.000 pacientes no período, uma média de 87 no mês, que foram acolhidos no Hospital, com diagnóstico envolvendo doenças vasculares cerebrais, escleroses múltiplas, patologias neurológicas infecto-contagiosas, cefaleia, epilepsia, neuro-musculares, demência, distúrbios de movimentos e doenças heredo-degenerativas.

Essa assistência é reflexo da parceria com a Clínica Médica, incluindo o Pronto Socorro. “Os pacientes compartilham muitas comorbidades que são atendidas pela Clínica Médica. Conseguimos concluir um modelo de assistência prático e orgânico, que vem dando frutos primorosos dia após dia”, contou o neurologista Dr. Vitor Roberto Pugliesi Marques.

Dr. Vitor ressaltou a rotina do Hospital. “Contamos com quatro profissionais clínicos, todos especializados e subespecializados nas diversas áreas, que se revezam em esquema de plantão médico para dar assistência integral aos pacientes acometidos por patologias neurológicas. Pudemos já nos primeiros dias ver o quão grande era a demanda de nossa região, tendo dias a sairmos da Instituição de madrugada para conseguir atender a todos, seja no Pronto Socorro ou enfermaria”, complementou.

De acordo com levantamentos, cerca de 20% dos atendimentos em emergências, no Brasil e no mundo, envolvem queixas neurológicas, em especial o Acidente Vascular Cerebral (AVC), importante causa de morbimortalidade em saúde pública.

O AVC é a principal causa de incapacidade no mundo. A cada 5 minutos um brasileiro morre em decorrência da doença. A Organização Mundial de AVC (World  Stroke  Organization) prevê que uma em cada seis pessoas terá a patologia ao longo da vida.

O provedor da Instituição, Luiz Fernando Góes Liévana, ressaltou a importância da Neurologia. “Foi um sonho de toda a diretoria, corpo clínico e colaboradores o retorno dos serviços. É uma especialidade muito importante e que veio somar com nossa assistência, atendendo o paciente de forma integrada”, enfatizou.

Conquistas

Entre as conquistas neste um ano, está a implantação de visitas multiprofissionais nos pacientes acometidos por patologias neurológicas. A Santa Casa tem esse foco: tratamento diferenciado, enxergando o assistido como um todo e proporcionando um atendimento humanizado.

Nas primeiras horas da manhã, o médico neurologista faz a sua reunião com os profissionais multidisciplinares. A cada visita no leito, os profissionais visam juntos a melhora do paciente. “Os nossos assistidos de Neurologia recebem este acompanhamento semanal, a fim de que os profissionais envolvidos neste atendimento possam conhecer os casos, avaliar e alinhar as condutas”, explicou Dr. Vitor.

A iniciativa oferece mais conforto para o paciente, possibilitando também que ele fique menos tempo internado. Em geral, as equipes conseguem elaborar um tratamento melhor e mais completo para quem está sob cuidados.

Além deste projeto, a equipe de Neurologia concluiu protocolos de otimização de recursos em saúde e direcionamentos dos pacientes para a rede de saúde da região. “Os diversos elogios que a equipe tem recebido tem sido o motor para fazermos tudo com muita satisfação e alegria”, complementou.

Planos

E se planos são necessários pela busca constante de melhorias no atendimento, a Santa Casa almeja a Unidade de Acidente Vascular Cerebral (U-AVC). “É um ambiente de maior excelência no atendimento a essa doença tão grave e letal. Estamos trabalhando para que essa conquista aconteça em breve”, disse o provedor.

O médico Dr. Vitor explicou mais sobre a Unidade. “Será específica para pacientes acometidos por AVC crônico ou agudo sob os cuidados de uma equipe multiprofissional engajada e especializada, bem como aqueles submetidos a terapia trombolítica, procedimento clínico que visa recanalizar o vaso cerebral obstruído (causador do AVC), a fim de reestabelecer a performance neurológica”, afirmou.

Agradecimentos

O neurologista agradeceu este um ano de atendimentos. “Fica nosso muito obrigado, sobretudo à diretoria de nossa Instituição pelo apoio, à equipe da clínica médica pela parceria indispensável, aos profissionais diversos do hospital pela colaboração preciosa, e a toda à população de Votuporanga que nos acolheu com tanto carinho. Contem sempre com o nosso compromisso em oferecer uma neurologia de alta qualidade e humanização, com ênfase na vida e na saúde de todos”, finalizou.

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password