Reservatório da usina hidrelétrica em Ilha Solteira está com 95% da capacidade 

Ela e a usina de Três Irmãos estão com capacidade bem acima das demais. Água Vermelha está abaixo dos 50%.

O reservatório da usina hidrelétrica de Ilha Solteira/SP está com quase 100% da capacidade em uma época que não é muito comum. Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), o reservatório está com 95,68%, sendo que estava 81,81% no mesmo mês do ano passado. 

Em janeiro, o reservatório estava com 55,91% da capacidade, mas a chuva neste ano ajudou e o reservatório encheu. No reservatório de Ilha Solteira, a água já avançou 50 metros na prainha da cidade e se aproxima de lanchonetes no local. 

A maioria dos reservatórios de usinas da região está com a capacidade acima dos 85%. A exceção é a usina de Água Vermelha, em Ouroeste/SP, abaixo dos 50%. 

  • Marimbondo: 88,21% 
  • Ilha Solteira: 95,68% 
  • Três Irmãos: 96,50% 
  • Água Vermelha: 43,10% 

Mesmo com os reservatórios das usinas da região bem perto da capacidade máxima, neste mês está valendo a bandeira amarela na conta de energia elétrica. Segundo Jefferson Nascimento, que é do Conselho Nacional de Recursos Híbridos e professor da Unesp de Ilha Solteira, isso acontece porque a situação não é a mesma no Brasil inteiro. 

“Tivemos chuvas em abril, que é atípico, chuvas em maio, e isso agrega água ao reservatório, um valor muito acima da expectativa desse ano. Mas isso não é igual em todas as usinas, em Água Vermelha está com 43% e no Nordeste teve seca, começou agora a chuva. E o ONS verifica onde está produzindo mais para onde não está produzindo tanto e depois reverte isso, e fica balanceado o sistema”, afirma. 

Já o Operador Nacional diz que além das chuvas atípicas de abril, as usinas de Ilha Solteira e Três Irmãos não produziram muito energia e com isso os reservatórios encheram bastante. Isso é para evitar que a hidrovia Tietê Paraná não sofresse com uma possível baixa do nível. 

FONTE: Reprodução | G1

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password