Represa na área urbana está coberta por algas em Votuporanga

Uma represa que fica na área urbana de Votuporanga (SP) está chamando atenção dos moradores por causa do excesso de algas na superfície. O local é muito frequentado por quem gosta de pescar, mas como está coberta por uma vegetação, a diversão fica comprometida.

De acordo com os moradores, o problema piorou na semana passada com as chuvas que atingiram a cidade. A represa fica entre vários bairros de Votuporanga e é um local de ponto de encontro.

O biólogo Bruno Benhocci afirma que este excesso de alga é prejudicial para o ecossistema da represa, podendo causar a morte de peixes.

“O aparecimento das algas se dá devido ao aumento da matéria orgânica no meio aquático, como fósforo e nitrogênio, que são nutrientes e isso tem o crescimento de algas e cianobactérias. Com isso, não tem passagem da luz solar, os seres fotossintetizantes que produzem o oxigênio para a água não recebem a luz, acaba ficando sem oxigênio na água e tem a morte de peixes”, afirma.

De acordo com a Saev Ambiental, autarquia responsável pelo abastecimento de água em Votuporanga e que cuida da represa, a limpeza nas represas é periódica, e para esse local está agendado uma limpeza para esse ano.

G1

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página