Região recebe mais 21,5 mil doses da Coronavac nesta quarta-feira

O governo do Estado de São Paulo anunciou o envio de 21,5 mil doses da Coronavac para a região de Rio Preto. As vacinas destinam-se à imunização de idosos acima de 90 anos e para o término da fase 1, que contempla os profissionais da saúde. O envio deste lote ocorrerá até a próxima quarta-feira (3).

Para o Estado inteiro, serão 578,1 mil doses da vacina contra Covid-19 do Instituto Butantan – confira a distribuição por Departamento Regional de Saúde (DRS) abaixo.

O envio acontece até a próxima quarta-feira (3) do CDL (Centro de Distribuição e Logística), localizado na capital, rumo aos GVE (Grupos de Vigilância Epidemiológica), onde os municípios deverão retirar os respectivos quantitativos.

“Nenhuma região do Estado de São Paulo ficará sem vacina para vacinar os idosos dentro do Programa Estadual de Imunização. Com essa nova entrega de vacinas, o Estado de São Paulo totaliza 1 milhão e 700 mil doses da vacina do Butantan para o programa de vacinação”, disse o governador João Doria (PSDB) na coletiva de imprensa desta segunda-feira (1º), realizada no Palácio dos Bandeirantes.

Segundo Doria, a imunização com este novo lote deve começar no dia 8 de fevereiro. A cada nova programação logística, a Secretaria de Estado da Saúde divulga os destinos e quantitativos, dando transparência às grades previstas para cada região.

As vacinas distribuídas nesta etapa serão para os municípios imunizarem os idosos acima de 90 anos e completarem todo o público-alvo da primeira fase da campanha, que inclui trabalhadores da saúde, indígenas, quilombolas, além de idosos (acima de 60 anos) e pessoas com deficiência a partir de 18 anos que vivem em instituições de longa permanência.

A divisão das grades é baseada no quantitativo proporcional de vacinas previsto para São Paulo conforme o PNI (Programa Nacional de Imunizações), do Ministério da Saúde. O cálculo de distribuição para regiões e cidades tem como referência os públicos-alvo da campanha de vacinação contra a gripe de 2020.

Fases da campanha em SP
A primeira fase da campanha começou com profissionais de saúde, idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência com mais de 18 anos vivendo em instituições de longa permanência, indígenas aldeados e quilombolas. Este último grupo foi inserido no Plano Estadual de Imunização de São Paulo, mas não estava contemplado no PNI.

O PEI também definiu o início da segunda fase para 8 de fevereiro, contemplando idosos a partir de 90 anos. A partir do dia 15 desse mês, começa a imunização em idosos na faixa etária de 85 a 89 anos. A inclusão de novos grupos populacionais é embasada no PNI.

Pré-cadastro no site “Vacina Já”
O pré-cadastramento na campanha de vacinação contra a COVID-19 no site “Vacina Já” (www.vacinaja.sp.gov.br) economiza 90% no tempo de atendimento para imunização: leva cerca de 1 minuto para quem preencheu o formulário. Presencialmente, em média, a coleta de informações leva cerca de 10 minutos.

A ferramenta ajuda a agilizar o atendimento e a evitar aglomerações. Não é um agendamento e o uso não é obrigatório para receber a vacina, mas utilizá-la contribui para melhorar a dinâmica dos serviços e a rotina do próprio cidadão. O pré-cadastro pode ser feito por familiares de idosos ou de qualquer pessoa que participe dos públicos previstos na campanha.

Grade de distribuição – Vacina do Butantan
De 1 a 3 de fevereiro de 2021
Região/DRS – Doses
Grande São Paulo – 276,7 mil
Campinas – 52,2 mil
Baixada Santista – 27,5 mil
Sorocaba – 28,9 mil
Bauru – 26,6 mil
Piracicaba – 19,9 mil
Vale do Paraíba e Litoral Norte – 33,1 mil
Araraquara – 14,7 mil
São José do Rio Preto – 21,5 mil
São João da Boa Vista – 12,2 mil
Ribeirão Preto – 14,8 mil
Araçatuba – 11,7 mil
Franca – 8,7 mil
Presidente Prudente – 12,3 mil
Barretos – 7,3 mil
Marília – 15,7 mil
Vale do Ribeira – 3,3 mil

 

DL News

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password