Procon orienta sobre compra de presentes para o Dia das Crianças

Em função da pandemia, órgão orienta os pais na hora de realizar a compra de forma online.

O Procon de Votuporanga, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Cidade, orienta os consumidores para a compra de brinquedos para o Dia das Crianças, comemorado na próxima segunda-feira (12/10). Neste ano, em função da pandemia, muitos pais estão optando por comprar o presente em lojas online, dessa forma, o órgão apresenta algumas orientações para que os consumidores não tenham problemas.

“Evite estes sites”

A lista “Evite estes sites”, disponível no site do Procon-SP, pode ajudar a escolher com mais segurança. Mais de 170 sites que devem ser evitados constam nesta lista, pois tiveram reclamações de consumidores, foram notificados, não responderam ou não foram encontrados. Confira a relação completa em: https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php.

Antes de realizar a compra, recomenda-se fazer uma pesquisa de preços em diferentes lojas, considerando o valor do produto e do frete, e estipular um limite de gasto de acordo com o orçamento da família.

Ao escolher o presente, o consumidor deve considerar a idade, o interesse e a habilidade da criança e dar preferência a brinquedos educativos que estimulem a coordenação motora, inteligência, afetividade, criatividade e socialização. É importante saber que na embalagem do brinquedo devem constar a indicação da idade ou faixa etária, instruções de uso e de montagem, descrição exata dos itens inseridos, identificação do fabricante (nome, CNPJ e endereço) ou importador (caso o brinquedo seja importado), eventuais riscos que possam apresentar à criança e o selo de certificação do Inmetro.

Outra dica é observar o prazo de entrega, verificar se o presente chegará até o dia das crianças e se informar antecipadamente sobre a política de troca da empresa. Assim como, durante a compra no site, é preciso ficar atento se há alteração no preço informado inicialmente (da oferta inicial, passando pela colocação do produto no carrinho até o pagamento).

O Procon de Votuporanga fica localizado na Secretaria da Cidade, na Rua São Paulo, 3741 – Centro. Mais informações pelo telefone: (17) 3422-8930.

Código de Defesa do Consumidor

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em compras feitas fora do estabelecimento, o consumidor tem sete dias para se arrepender, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta sem precisar apresentar um motivo. O prazo de sete dias passa a contar da data da compra ou da entrega do produto; é importante que os contatos com a empresa sejam feitos por escrito ou anotando número de protocolo, data e nome do atendente.

A lei determina ainda que qualquer produto nacional ou importado, deve apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa. A regra também vale para itens importados que são vendidos por empresas brasileiras. As informações devem trazer as características, preço, prazo de validade, quantidade/qualidade, garantia e os riscos que o produto ou serviço apresentam.

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password