Prefeitura participa de simulação do Corpo de Bombeiros e Samu

Na quarta-feira (16/10), será realizada simulação de acidente de trânsito na Avenida Francisco Ramalho de Mendonça, no Parque da Cultura.

Quem passar pelo Parque da Cultura nesta quarta-feira (16/10) perceberá uma cena atípica no local. O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com apoio da Prefeitura de Votuporanga, realizarão uma simulação de acidente de trânsito com vítimas presas em ferragem e princípio de incêndio. O treinamento será na Avenida Francisco Ramalho de Mendonça.

Os profissionais envolvidos chegarão no local às 16h e utilizarão o método START (Triagem Simples e Tratamento Rápido), sendo elas classificadas em verde, amarelo, vermelho e preto.

A simulação de uma colisão frontal entre ônibus e automóvel gerará 40 vítimas, sendo 36 no ônibus e quatro no automóvel. Vinte e cinco vítimas apresentarão quadro consciente, orientado, com ou sem ferimentos leves. Sete vítimas estarão conscientes, orientadas com luxações. Cinco apresentarão quadro vermelho, com fraturas e possibilidade de óbito. Três vítimas terão quadro preto, considerado em óbito.

A simulação seguirá todas as etapas reais de um acidente, com acionamento do Corpo de Bombeiros, SAMU (Unidades de transporte Básica e Avançada), Polícia Militar e agentes de trânsito. No transcorrer da ocorrência, além da utilização do método START, será realizado o salvamento de vítimas, regulação, transporte, desencarceramento e extinção de incêndio. O local será periciado, e em seguida será realizada a limpeza e liberação da via, por volta das 17h30.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a iniciativa busca alertar sobre a temática dos acidentes de trânsito e aumentar a percepção de risco pelas comunidades, suas formas de prevenção, mitigação e resposta, assim como criar uma sociedade mais consciente, por meio do fortalecimento da cultura de prevenção, de modo a integrar as esferas estadual, regional e municipal, para a correta integração dos órgãos e treinamento para o caso de um eventual incidente de maior proporção.

“É importante ressaltar que esses treinamentos são fundamentais para manter a qualidade no serviço, refletindo diretamente em benefício à população”, informou a Corporação.

A Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança contribuirá com a interdição do trânsito a partir das 10h para que o local seja organizado para receber o treinamento. A ação também conta com a participação da Unifev, imprensa, entre outros.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password