Prefeitura aciona projeto Votuporanga contra o Aedes Aegypti

A decisão foi tomada devido ao início das chuvas e a necessidade de intensificação nas ações de controle ao vetor das arboviroses

Com o objetivo de intensificar o combate ao Aedes aegypti, a Secretaria da Saúde da Prefeitura de Votuporanga acionou o projeto “Votuporanga contra o Aedes Aegypti”. O Decreto nº 12.763, de 13 de novembro de 2020, que autoriza o projeto foi publicado em Diário Oficial Eletrônico do Município de terça-feira (17/11).

A decisão foi tomada devido ao início das chuvas e a necessidade de intensificação nas ações de controle ao vetor das arboviroses, em especial nos bairros em que os moradores não são encontrados durante a semana. Desta forma, os agentes atuarão aos sábados (21 e 28/11) na intensificação dos trabalhos de visitas aos imóveis e ações de eliminação dos criadouros, na tentativa de orientar os moradores que não são encontrados nas visitas durante a semana.

Neste ano, até o momento, foram registrados 9.184 casos positivos de Dengue no Município e 11.135 casos notificados da doença. O Aedes aegypti ainda transmite Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela.

Mês D

Neste mês de novembro, a Secretaria Municipal da Saúde ainda está realizando o “Mês D: para combater a Dengue, você e a água não podem ficar parados”. A ação de orientação e conscientização para o combate ao Aedes aegypti está sendo promovida todos os sábados de novembro, no Centro da cidade, com faixa e carro de som.

Ações de combate

Desde o início do ano, com o constante crescimento no número dos casos de dengue, não só no Município, mas em todo País, a Prefeitura de Votuporanga, por intermédio da Secretaria da Saúde, intensificou diversas estratégias de combate.

Neste momento, seguem sendo realizadas as ações rotineiras de controle e prevenção, com visitação casa a casa e bloqueio por meio do controle do Aedes aegypti na residência do suspeito e próximo aos casos suspeitos e pulverização em casos confirmados.

Em setembro, foi realizado o Arrastão de Limpeza contra a Dengue em toda a cidade, seguindo as normas de saúde com relação à prevenção contra o novo Coronavírus (Covid-19).

Conscientização

Para o combate ao Aedes aegypti, vale advertir sobre o papel fundamental da população na manutenção das ações de combate, principalmente neste período de pandemia da Covid-19, em que os Agentes Comunitários de Saúde estão limitados a visitar as áreas externas das residências.

As pessoas devem manter os cuidados, permanentemente, em suas residências, verificando e eliminando o armazenamento de água parada e os recipientes que possam acumular água e virar criadouros do mosquito. Portanto, a Secretaria orienta à população a manter os quintais sempre limpos, eliminando garrafas, sacolas plásticas, entre muitos outros recipientes que possam acumular água da chuva. É igualmente importante lavar os bebedouros dos animais com água, bucha e sabão; limpar calhas, utilizar produtos (detergente, sabão em pó) nos ralos internos e externos, a fim de se evitar a proliferação do vetor.

Os munícipes devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima ou unidades de pronto atendimento, imediatamente, após os primeiros sinais e sintomas, que são febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas e erupções na pele, cansaço, moleza e dor no corpo, dores nos ossos e articulações, náuseas e vômitos, tontura e perda de apetite e paladar.

Dia da Consciência Negra

A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo, transmitirá dois espetáculos em homenagem ao Dia da Consciência Negra, nessa sexta-feira (20/11), às 19h30. As transmissões serão realizadas pelo site da Prefeitura, e nas redes sociais (@prefeituradevotuporanga) e da Secretaria da Cultura e Turismo (@culturaeturismoemvotuporanga).

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página