População colabora no planejamento de atividades da Assistência Social durante a pandemia

Ação contou com participação dos assistidos do Cras Oeste; grupos presenciais se adaptaram ao modelo remoto

Pensando na proteção social e em continuar a oferecer serviços e garantias à população que vive em situações de risco e vulnerabilidade, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Votuporanga, por meio do Cras Oeste “Vereador Luiz Galisteu”, promoveu um encontro com seus assistidos como forma de aproximação e reconhecimento dos Serviços, resultando num planejamento onde, tanto a equipe técnica quanto os participantes puderam definir juntos como dar continuidade às atividades em grupos que, devido à pandemia da Covid-19, foram suspensas por serem realizadas presencialmente, se adaptando ao modelo remoto.
Durante dois meses, foram realizadas junto às famílias, estratégias de como realizar as atividades, criando assim uma construção mais efetiva de atuação dos serviços ofertados pela unidade. O convite para encontrarem uma solução mútua, com intuito de evitar aglomerações e seguindo os protocolos sanitários, foi feito por meio de grupos no WhatsApp, disponibilizando uma escala de agendamento para que cada um pudesse comparecer pessoalmente.
Além de atender a quem já o integra, o Cras Oeste também realiza a estratégia de busca ativa, por meio de encaminhamentos que chegam da rede do município socioassistencial e territorial, sistema de garantias e defesa de direitos, órgãos públicos, lideranças comunitárias e indicações de vereadores enquanto cidadãos que contribuem para apontar caminhos de construção de uma Política de Assistência Social em benefício da população. Essa busca ativa tem o intuito de perceber e encontrar pessoas que necessitem do atendimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas), criar acompanhamento para ampliar o desenvolvimento social e fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura dos seus vínculos, promovendo seu acesso a usufruto de direitos e contribuindo na melhoria de sua qualidade de vida.
Para a coordenadora da unidade, Vania Pascoalão, garantir um ambiente acolhedor mantendo a privacidade nos atendimentos e acompanhamentos, proporciona experiências positivas tanto para quem será beneficiado com algum serviço quanto por quem o realiza. “Como resultados dessas ações, buscamos acolher as demandas, interesses e possibilidades apresentadas pelos nossos atendidos, realizando orientações para suprir as necessidades de cada um, fortalecendo assim, os vínculos familiares e comunitários onde eles podem expressar suas opiniões de uma forma participativa e potencializando inclusive, seus níveis de satisfação com os serviços ofertados”.

Atendimentos
Em 2020, a prestação de serviços do Cras Oeste alcançou 1200 atendimentos entre presenciais e remotos, 200 visitas domiciliares, 500 atualizações ou inclusões no Cadastro Único e uma média mensal de aproximadamente 40 famílias atendidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). E para esse ano continuará com a oferta dos serviços já existentes contando com o apoio de unidades de saúde, lideranças comunitárias, setor de Benefícios Eventuais e dados do Cadastro Único, além da colaboração vereadores, outros profissionais e cidadãos.

Cras
A Secretaria de Assistência Social de Votuporanga dispõe de quatro unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) distribuídos entre as regiões Norte, Sul, Leste e Oeste. Os moradores que precisarem de serviços, benefícios, programas e projetos através de iniciativas e acompanhamento, devem procurar o Cras mais próximo de sua residência.
O Cras Norte, no bairro Jabuticabeiras, fica na rua João Lopes Rodrigues, nº 1866 e o telefone é o 3422 4058 e Whats 99758 8402; o da região Sul está localizado no bairro São João, na rua Doutor Antônio Alves da Silveira, nº 2984 e o telefone é o 3421 7624 e Whats 99632 4031; do território Leste, situa-se à rua Parecis, nº 100, bairro São Cosme com o telefone 3423 2592 e Whats 99682 5543; e o da região Oeste, localiza-se na avenida Olívio Leonardo Commar, nº 3752, no bairro Jardim Residencial Noroeste e o telefone é o 5704 9585 e Whats 99634 7814.

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password