Pneumologista orienta sobre doenças respiratórias que surgem com a baixa umidade do ar

Especialista de Rio Preto/SP comenta que, além das síndromes respiratórias comuns, os meses do outono e inverno podem favorecer a propagação do novo coronavírus.

Com o tempo seco e a baixa temperatura, comuns nos meses de outono e inverno, os problemas respiratórios começam a surgir com mais intensidade.

De acordo com especialistas da área em São José do Rio Preto/SP, a baixa umidade do ar e o tempo frio criam condições que facilitam a propagação de vírus, entre eles os que causam gripes e resfriados.

Entre as principais recomendações dos especialistas para amenizar a situação durante esse período está o uso de umidificadores ou climatizadores. Manter a casa aberta e arejada também dificulta a propagação do vírus.

“De maneira geral, as pessoas devem evitar aglomerações. É na aglomeração que há disseminação dos vírus respiratórios, sempre higienizar bem as mãos porque é através do toque dos ambientes contaminados e levando até olho, nariz e boca que ocorre a contaminação dos vírus respiratórios”, afirma o médico pneumologista Rafael Musolino.

Além das síndromes respiratórias comuns, como gripes, resfriados e pneumonias, neste ano temos a presença do coronavírus, que tem se espalhado de maneira rápida e atingindo seus grupos de risco de maneira mais grave.

“A Covid-19 é um vírus respiratório, então a gente imagina que ele vai ter uma maior facilidade de disseminação no outono e no inverno em função das mesmas características de clima e de ambientes fechados com menor circulação de ar. Os cuidados em relação à Covid devem ser semelhantes aos que a gente já toma em relação à gripe”, diz o médico.

Até esta segunda-feira (25), São José do Rio Preto registrava 555 casos positivos de coronavírus e 18 mortes pela Covid-19. A principal preocupação de médicos e outros profissionais da saúde está relacionada à pacientes com complicações graves e que necessitam de leitos de UTI para se recuperar.

De acordo com o médico pneumologista, algumas ações conseguem evitar que seu sistema imunológico se enfraqueça. “Se manter saudável em relação à todos os aspectos, usar as medicações de uso contínuo corretamente, boa alimentação e atividade física regular.”

FONTE: Informações | g1.globo.com

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password