PM Ambiental resgata 187 animais em condições de maus-tratos próximo da capital paulista

Cabras, cabritos e ovelhas era transportados de forma irregular e sete morreram; em Barueri, outra ação apreendeu aves ameaçadas de extinção.

A Polícia Militar apreendeu, nesta quarta-feira (11), um caminhão que transportava, de maneira ilegal, 187 animais, entre cabras, cabritos e ovelhas. Os caprinos estavam em condições de maus-tratos e foram resgatados na zona leste da capital.

Uma equipe do 1º Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) estava em patrulhamento quando abordou o motorista do veículo, que informou que os animais já estavam na estrada há mais de 20 horas e vinham da Bahia.

O transporte era feito sem critérios de segurança e sem ventilação. Os animais não tinham água ou alimento disponíveis. Sete não resistiram às condições extremas e foram encontrados já mortos pela equipe policial na carroceria do caminhão.

Os caprinos receberam os primeiros cuidados junto ao Instituto Eu Sou o Bicho, no município de Cajamar, na Grande São Paulo. O instituto acolherá os animais temporariamente até que sejam levados ao destino final.

Eles serão transferidos para o Santuário Terra dos Bichos, na cidade de São Roque, na região de Sorocaba. Três animais nasceram durante a viagem e resistiram graças ao leite materno. O infrator foi autuado e recebeu multa de R$ 561 mil.

Aves resgatadas

Ainda na quarta-feira (11), outra equipe da mesma unidade especializada apreendeu duas araras-vermelhas e um papagaio-verdadeiro em um condomínio de luxo, localizado na cidade de Barueri, na região metropolitana de São Paulo.

Os policiais suspeitaram da nota fiscal apresentada pelo responsável, pois teria sido emitida em 2019 por uma empresa fechada em 2018. O homem foi conduzido à sede da Polícia Federal, onde o crime fiscal foi registrado para apuração.

O responsável pelas aves foi autuado em R$ 15 mil. A multa foi agravada pois a arara-vermelha consta na lista de espécies ameaçadas de extinção. Elas receberão cuidados junto ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Barueri.

FONTE: Informações | Portal do Governo de SP 

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password