Piracema pode ser prejudicada pelo baixo nível dos rios da região noroeste paulista

Veterinário explica que com a falta de água, as fêmeas não conseguem subir os rios para desovar. Situação pode fazer com que há uma baixa no número de filhotes nascidos.

O baixo nível dos rios da região noroeste paulista pode influenciar diretamente na piracema, conhecida como época em que os peixes se reproduzem. A situação é causada pela longa estiagem.

De acordo com o médico veterinário e especialista em reprodução animal, Halin Atique Neto, a falta de água pode fazer com que as fêmeas não consigam subir os rios para desovar. “Sem desovar, elas vão reabsorver esses ovos que estão preparados. Consequentemente, vai ter uma baixa na geração daquele ano, e uma baixa na quantidade de filhotes nascido”, afirma Halin.

A situação também preocupa famílias ribeirinhas que vivem próximas ao Córrego do Abóbora, um braço do rio Grande, em Icém/SP. Isso porque elas convivem diariamente com os reflexos da seca. “Tem peixe que a gente pega que está com a ova seca. Tipo um caroço na barriga dele. O peixe vai desovar tendo água né, vai subir nas cabeceiras, vai caçar um bico”, afirma o ribeirinho Domingos Palmeira de Carvalho.

De acordo com informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o problema é que, desde 2014, quando o Brasil registrou uma das piores crises hídricas da história, o nível dos reservatórios fica abaixo do esperado.

Na divisa de São Paulo com Minas Gerais, o nível do reservatório da Usina de Marimbondo está em 19%. Em Água Vermelha, o número é um pouco menor, com média de 17%.

De acordo com o pesquisador Universidade Estadual Paulista (Unesp), Fernando Braz Tangerino Hernandez, a situação está pior esse ano pela falta de regularidade de chuva. “Existe uma dispersão muito grande dessas chuvas. Quando a gente roda o balanço hídrico, você tem uma noção, uma expectativa dos locais que as chuvas caíram. E ano a ano essas expectativas não têm se confirmado. Isso é preponderante pra explicar a situação”, diz Fernando.

FONTE: Informações | G1 / TV TEM

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password