Piloto de voo da Latam tenta pousar em aeroporto errado em Catanduva após relatar divergência em GPS

Controlador alertou avião sobre pista errada e rota foi corrigida. Aeronave tinha 110 passageiros e pousou em total segurança em São José do Rio Preto (SP), disse a Latam

O piloto de um avião da Latam quase pousou no aeroporto errado nesta terça-feira (14) após relatar divergência no GPS, sistema de navegação por satélites. A situação foi corrigida por um controlador de voo, que alertou o piloto do erro.

A aeronave, um Airbus A320, fazia o voo LA4640, entre o aeroporto de Guarulhos e São José do Rio Preto (SP). A bordo havia 110 passageiros. “A gente está com uma divergência no GPS e vai prosseguir visual para pouso na 25”, disse o piloto ao controlador de tráfego aéreo em áudio obtido pelo g1. “25” é a referência à pista do aeroporto de Rio Preto. A de Catanduva tem outra numeração: “06/24”.

O controlador então alertou que na verdade a pista para a qual a aeronave estava se aproximando era a de Catanduva, onde a altitude do avião chegou a 800 metros, segundo o FlightRadar24 (ouça acima).

A pista de Catanduva tem 985 metros, tamanho insuficiente para receber um Airbus A320 com passageiros e carga. Uma aeronave desse porte poderia não parar a tempo na pista caso pousasse no local; ao final dos dois lados da pista há ruas.

Aeroporto de Catanduva, para onde o avião iria por engano — Foto: Reprodução

Aeroporto de Catanduva, para onde o avião iria por engano — Foto: Reprodução

A pista de Rio Preto, onde ele pousou de fato, tem 1.640 metros de extensão.

Após ser alertado, o piloto corrigiu a rota e desviou para o aeroporto de Rio Preto, onde pousou às 9h31.

Em nota, a Latam disse:

“A LATAM Airlines Brasil informa que o voo LA4640 (São Paulo/Guarulhos-São José do Rio Preto) de hoje (14/11) pousou em total segurança no aeroporto de São José do Rio Preto às 09h31. Todos os passageiros foram desembarcados normalmente. A aeronave iniciou descida na altura de Catanduva até o destino final. A LATAM reforça que todas as suas ações visam garantir uma operação segura.” G1

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página