Observatório registra queda de meteoro na região

Segundo observatório, meteoro começou a brilhar a 77,7 quilômetros de altitude sobre Fernandópolis/SP, seguiu na direção nordeste e se extinguiu a 27,4 quilômetros de altitude sobre Riolândia/SP.

Uma estação de observação no noroeste paulista registrou um meteoro caindo próximo a região de Votuporanga/SP. O observatório faz parte da Bramon, Rede Brasileira de Observação de Meteoros, e fica em Nhandeara/SP.

O registro foi feito na madrugada de sexta-feira (24). De acordo com as análises preliminares, o meteoro entrou na atmosfera às 2h24 no horário de Brasília com uma velocidade de 19 Km/s (68.400 Km/h).

Assim, ele foi registrado por três estações em Nhandeara/SP e também por mais sete câmeras do Clima ao Vivo, quatro delas em Minas Gerais e três no estado de São Paulo.

O diretor da Bramon, Renato Poltronieri, afirma que as análises preliminares foram feitas a partir da triangulação das imagens de Nhandeara e de Monte Azul.

“Fazemos o pareamento com mais de uma câmera e fazemos a rota desse objeto e conseguimos flagrar os meteoros. Fizemos a análise total do material com duas câmeras, que poderia ter projetado um meteorito ao solo, mas os indícios mostram que ele foi pulverizado na atmosfera”, afirma Renato.

Ainda segundo o diretor, o meteoro começou a brilhar a 77,7 quilômetros de altitude sobre o município de Fernandópolis. Ele seguiu na direção nordeste e se extinguiu a 27,4 quilômetros de altitude sobre Riolândia.

FONTE: Informações | g1.globo.com

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password