Observatório registra explosão de meteoro de alta magnitude na Serra do RS

Fenômeno não faz parte da chuva de meteoros Líridas, que acontece até sábado (25). Meteoro explodiu na região das cidades de Gramado, Canela e Nova Petrópolis.

Um meteoro com elevada magnitude de -6,8 explodiu na madrugada desta quinta-feira (23) na Região das Hortênsias, parte da serra gaúcha.

De acordo com o professor Carlos Fernando Jung, do Observatório Espacial Heller & Jung, o bólido – (tipo de meteoro característico pelo brilho intenso) entrou na atmosfera a uma altitude de 106,4 km e se extinguiu com uma explosão a uma altitude de 67,1 Km acima das cidades de Nova Petrópolis, Canela e Gramado.

A explosão foi registrada por duas câmeras do observatório, que fica em Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre. De acordo com o professor, teve uma velocidade de 44,8 quilômetros por segundo.

“O bólido pela proximidade de Taquara com esta região [da serra], produziu um intenso brilho ao explodir.”

“Apesar de estarmos no período da chuva de meteoros Líridas o meteoro registrado não pertence a esta chuva. A chuva de origem é a phi Ophiuchids que tem seu pico máximo no próximo dia 11 de maio”, informou Jung.

Já a chuva dos Líridas, fragmentos do cometa Thatcher, poderá ser vista até o próximo sábado (25), conforme o professor.

FONTE: Informações | g1.globo.com

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password