Observatório de Taquara flagra queda de meteoro do tipo fireball na costa gaúcha

Meteoro de grande magnitude caiu no oceano e foi gravado pelas câmeras do observatório.

Um meteoro do tipo fireball (bola de fogo) foi registrado pelas câmeras de um observatório espacial em Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre/RS, nesta quinta-feira (9). Conforme o professor Carlos Fernando Jung, o trata-se do primeiro fireball de magnitude elevada flagrado este ano pelo observatório.

“O registro iniciou a 96,4 km de altitude e se extinguiu sobre o oceano a 495 km da cidade de Taquara. A queda do meteoro teve uma duração de 2,33 segundos”, explica o professor.

A ocorrência é considerada rara. “Todo meteoro com magnitude -4 ou superior é considerado já uma ocorrência mais rara e não tão comum como os demais”.

As câmeras do observatório em Porto Alegre também registraram o fenômeno, conforme Jung, que também é diretor científico da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon).

O Bramon é um grupo de voluntários que, com equipamento próprio, monitora e registra os fenômenos. Há câmeras funcionando em Taquara, São Leopoldo e Porto Alegre. Conforme o professor, os aparelhos conseguem monitorar todo o Rio Grande do Sul, Uruguai, Santa Catarina, Paraná e parte da Argentina. ‘Estes estudos visam termos um modelo ou sistema de previsão”, explica Jung.

O observatório de Taquara já flagrou, por exemplo, um bólido de 12 kg entrando na atmosfera em abril de 2019, outro em junho e outro em outubro, este também de magnitude elevada.

FONTE: Informações | g1.globo.com

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password

    Você não pode copiar o conteúdo desta página