Morre deputado federal Luiz Lauro Filho aos 41 anos em Campinas

Parlamentar sofreu infarto na madrugada, segundo os familiares. Ele é sobrinho do prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e filho do ex-deputado estadual Luiz Lauro.

O deputado federal Luiz Lauro Filho (PSDB), de 41 anos, morreu nesta segunda-feira (18) após sofrer um infarto. Ele foi socorrido e chegou a ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Centro Médico, de Campinas (SP).

Luiz Lauro Filho passou mal por volta de 2h e foi levado ao hospital, onde foi acompanhado pelos irmãos. A informação obtida pela EPTV, afiliada da TV Globo, é que o parlamentar sofreu duas paradas cardíacas e veio a óbito no início da tarde.

O parlamentar é sobrinho do prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), que divulgou nota sobre o falecimento.

“Faleceu hoje, 18 de maio, vítima de infarto, Luiz Lauro Filho, meu sobrinho, filho de meu irmão Luiz Lauro Ferreira e de Iara Fais Ferreira. Deixa dois irmãos e um casal de filhos ainda pequenos. Luizinho, como era conhecido, era muito alegre e expansivo. Deixa muita saudade. Peço a oração de todos, em especial para meu irmão Luiz Lauro. Perder um filho é uma dor imensurável. Se possível, em suas orações, peça a Deus que dê consolo a ele e a toda a família.”

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), lamentou a morte de Lauro Filho, e disse que a notícia “impactou e entristeceu” a todos.

A morte tão prematura do deputado @luizlaurofilho impactou e entristeceu a todos na Câmara dos Deputados. Jovem e articulado, ele foi muito atuante especialmente nos temas relacionados ao municipalismo e ao meio ambiente. Presto nossa homenagem à sua família e aos seus amigos.”

O governador de São Paulo, João Doria, postou uma nota de pesar em sua rede social.

“Com pesar, recebi a notícia da morte do jovem deputado federal Luiz Lauro (PSDB – SP). Minha solidariedade aos familiares e amigos. Estou muito triste.”

O PSDB também emitiu nota de pesar, assinada pelo presidente do partido, Bruno Araújo.

“Lamentamos profundamente a morte inesperada do deputado federal Luiz Lauro Filho. Jovem, mas já com ampla trajetória de trabalho pelo bem do Brasil. Conforto à toda a família.”

Com a morte de Luiz Lauro Filho, o deputado Ricardo Silva (PSB-SP) assume a sua vaga na Câmara.

Formação e carreira

Luiz Lauro Filho nasceu em Campinas em 10 de junho de 1978. Filho do radialista, ex-vereador e ex-deputado estadual Luiz Lauro, se formou em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela PUC Campinas. Posteriormente fez pós-graduações em Economia e Gestão Pública.

Iniciou na vida política em 2004, quando foi candidato a vereador de Campinas pela primeira vez. A cadeira, no entanto, só veio anos depois, quando assumiu como suplente entre 2011-2012. Na sequência, foi eleito diretamente e seguiu no cargo até 2014, quando se elegeu deputado federal para seu primeiro mandato, na gestão 2015-2018.

No pleito seguinte, foi o quinto mais votado do estado pelo PSB na eleição de 2018 e ficou com o cargo de primeiro suplente da coligação na Câmara. No dia 6 de dezembro, ele foi expulso do partido. Logo depois, no dia 10 do mesmo mês, filiou-se ao PSDB.

Luiz Lauro Filho assumiu uma cadeira na Câmara dos Deputados em 17 dezembro do ano passado. Ele era suplente e tomou posse após a licença de Jefferson Campos (PSD). Em 1º de abril de 2020, foi efetivado no cargo após a morte de Luiz Flávio Gomes (PSB-SP).

Por meio da assessoria de imprensa, o prefeito de Campinas pediu orações para a família neste momento. O deputado deixa a esposa, Larissa Prado, e dois filhos.

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password