Médica explica sobre notificações e coleta de exames do Coronavírus

Dra. Regina Silvia Chaves de Lima orientou sobre as recomendações do Ministério da Saúde, quanto aos casos suspeitos.

Para esclarecer as dúvidas da população quanto ao Coronavírus, a Santa Casa de Votuporanga conversou com a médica infectologista Dra. Regina Silvia Chaves de Lima. Dra. Regina falou a respeito das notificações e das coletas de exames em casos suspeitos de COVID-19.

A médica explicou que o Hospital segue as recomendações do Ministério da Saúde, que prevê as notificações e coletas de exames somente em casos graves. “Enviamos estas amostras para o laboratório de referência, que é o Instituto Adolfo Lutz. Elas são processadas e depois vem o retorno para a Secretaria Municipal de Saúde. Estamos aguardando os resultados”, disse.

Fluxo de atendimento

Dra. Regina enfatizou que a Santa Casa atende casos graves. “Quero reforçar para a população que pacientes com desconforto respiratório e/ou falta de ar devem ser encaminhados para a nossa Instituição. Os demais devem ficar confinados em casa respeitando o isolamento social”, frisou.

Aplicativo Coronavírus

Como parte da campanha de prevenção ao Coronavírus, o Ministério da Saúde lançou um aplicativo para iOS e Android com informações sobre a doença, instruções para a população e mapa das Unidades de Saúde.

O aplicativo Coronavírus – SUS pode ser baixado gratuitamente para smartphones nas seguintes páginas da Play Store e App Store. O programa ocupa menos de 10 MB no sistema da Google e é compatível com dispositivos mais antigos, incluindo aparelhos rodando Android 4.4. Já nos iPhones é necessário ter um espaço livre de 33,8 MB e iOS 9.0 ou superior.

Medidas de Prevenção

 – Lavar sempre as mãos com água e sabão e evite levar as mãos ao rosto;

 – Usar sempre álcool em gel 70%;

 – Não compartilhar utensílios de uso pessoal (toalhas, copos, talheres e travesseiros);

 – Caso você faça parte do público-alvo da vacina contra gripe, imunize-se todos os anos;

 – Mantenha hábitos saudáveis, alimente-se bem, coma verduras e frutas e beba bastante água.

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password