Jales é primeira cidade do país a declarar intenção de compra de vacina russa

A Prefeitura de Jales é a primeira do país a declarar intenção de compra da vacina russa Sputinik V, que imuniza contra a Covid-19. O objetivo, segundo o prefeito Luis Henrique Moreira, é preservar a saúde da população jalesense contra o novo coronavírus.

No dia 25 de janeiro, o prefeito protocolou em Brasília, ofício ao Diplomata e Chefe da Representação Comercial da Rússia no Brasil, Sr. Viktor Vadimovich Sheremetker, que declara a intenção de compra da vacina contra a Covid-19, “Sputnik V”, de origem russa, produzida pelo Gamaleya National Center of Epidemiology and Micribiology, financiada pela Russian Direct Investment Fund.

O documento foi elaborado em Língua Portuguesa e em inglês manifestando interesse na compra de aproximadamente 45 mil doses da vacina, que está em fase de aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O objetivo é ampliar a imunização que já está sendo realizada no município com as vacinas Coronavac e Oxford/AstraZeneca.

No dia 10 de fevereiro, a Representação Comercial da Federação Russa no Brasil, respondeu o ofício ao prefeito Luis Henrique, informando que a solicitação de compra das vacinas Sputinik foi encaminhada para análise do Russian Direct Investiment Fund, entidade responsável pela distribuição da vacina no mundo. Assim que for aprovada pela ANVISA, as tratativas de negociação de venda com o fundo RDIF terão sequência, diz trecho do documento.

O prefeito Luis Henrique ficou feliz com a notícia e ressaltou. “Como já disse anteriormente, não podemos ficar só na espera, é preciso buscar alternativas para ampliar a vacinação e imunizar o quanto antes a nossa população. As vacinas que recebemos são de extrema importância, mas ainda é pouco”.

O chefe do Poder Executivo confirmou que a Prefeitura está disposta e apta a celebrar contrato para a compra da vacina Sputnik V e que o financiamento está disponível. “Enche-nos de orgulho saber que Jales foi a primeira cidade brasileira a declarar intenção de compra da vacina Sputinik V. Outros estados, como a Bahia, por exemplo, consórcios até fizeram isso, mas o primeiro município a protocolar ofício de intenção de compra foi Jales. Estamos bastante otimistas com o andamento das negociações. Tenho muita esperança de que vamos conseguir”, finalizou Luis Henrique.
Região Noroeste

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password