Itamaraty e Defesa informam que militares venezuelanos retidos em RR pedirão refúgio ao Brasil

Militares foram encontrados pelo Exército brasileiro na quinta (26). Segundo o governo de Nicolás Maduro, eles são ‘desertores’ e estão envolvidos no ataque a uma base militar na Venezuela.

O Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Defesa divulgaram uma nota conjunta neste sábado (28) informando que os cinco militares venezuelanos retidos em Roraima pelo Exército brasileiro foram recebidos pela “Operação Acolhida” e vão iniciar os procedimentos para pedir refúgio no Brasil.

Coordenada pelo Ministério da Defesa, a operação cuida do fluxo migratório dos refugiados que cruzam a fronteira para fugir da crise no país vizinho.

Mais cedo, a Venezuela anunciou que havia solicitado ao governo brasileiro que os militares fossem entregues ao país de origem. Segundo o governo de Nicolás Maduro, os oficiais são “desertores” e estão envolvidos no ataque a uma base militar no sul do território venezuelano ocorrida na semana passada.

Os militares foram encontrados pelo Exército brasileiro na quinta-feira (26) durante patrulhamento na região da terra indígena de São Marcos, ao Norte de Roraima. Os cinco estavam estavam desarmados e foram conduzidos à capital Boa Vista.

Leia a íntegra da nota do governo brasileiro:

Os cinco militares venezuelanos localizados em território brasileiro, em 26 de dezembro, pelo Exército Brasileiro, durante patrulhamento de rotina na fronteira, foram recebidos neste sábado (28 de dezembro) pela “Força Tarefa Logística Humanitária Operação Acolhida”, onde iniciarão os procedimentos para a solicitação de refúgio no Brasil, a exemplo de outros militares venezuelanos em situação similar.

A “Força Tarefa Logística Humanitária Operação Acolhida” tem prestado relevantes serviços no atendimento aos imigrantes venezuelanos na fronteira norte do Brasil, sendo reconhecida e premiada internacionalmente.

FONTE: Informações | g1.globo.com 

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password